O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PSDB) acompanhado da diretora municipal de assistência social, Gertrudes Bernardy inaugurou ontem, o novo prédio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), localizado na Avenida São Paulo, ao lado da Biblioteca Cidadã. O Cras é a principal porta de entrada do Sistema Único da Assistência Social. É uma unidade pública estatal, de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social.

Além de recepção, o novo prédio que tem 275 metros quadrados possui sala da psicóloga, da assistente social, par o CadÚnico, salão de reuniões, almoxarifado, cozinha e sanitários. No total foram investidos R$ 440 mil na construção do prédio e compra de moveis e equipamentos, sendo R$ 367 mil recursos do Governo Federal e a diferença complementada com recursos da Prefeitura.
De acordo com a secretária Gertrudes, o Cras de Ivaiporã tem 4.180 pessoas cadastradas, sendo 812 beneficiadas com Programas de Transferência de Renda, 139 são atendidas e acompanhadas mensalmente pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) e 80 pelo Programa Família Paranaense. O CRAS atende ainda 140 idosos através do Benefício de Prestação Continua (BPC) e serviços eventuais como auxilio funeral, cesta básica, auxílio gás, dentre outros.
“Só temos que agradecer o prefeito Carlos Gil, que sempre foi sensível com essas famílias que necessitam do trabalho do CRAS, e não mediu esforços para que essa obra fosse construída”, assinala Gertrudes.
Durante a cerimônia, o prefeito Carlos Gil parabenizou todos os que tiveram envolvidos com a construção e os profissionais que irão trabalhar no local. “É um momento de bastante alegria. Era uma obra extremamente necessárias e que dão mais qualidade de vida ao servidor que aqui trabalha e a população que necessita dos serviços do CRAS”, assinala Carlos Gil.
Nesta semana, uma série de inaugurações estão previstas em Ivaiporã. Hoje, o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, participa de solenidade de entrega de casas populares rurais e obras de pavimentação. Também nesta semana, amanhã, a prefeitura entrega a duplicação da Avenida Ladislao Gil Fernandez, a antiga Avenida Marechal Cordeiro de Lima.