CIDADES

min de leitura - #

Ivaiporã vai formar ‘super agentes’ de combate à dengue

Da Redação

| Edição de 19 de setembro de 2022 | Atualizado em 19 de setembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com objetivo de conscientizar os mais jovens em relação aos riscos que o mosquito Aedes aegypti causa à saúde como vetor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Ivaiporã está formando agentes mirins de combate ao mosquito. Transformado em lei, o programa Super Agente de Combate à Dengue é desenvolvido pelos departamentos de Saúde e Assistência Social e visa formar 300 crianças e adolescentes para que possam orientar os familiares, amigos e vizinhos. 

Segundo a secretária de Assistência Social, Flávia Kuss, nos projetos sociais é visível o entusiasmo das crianças. “O programa cativa porque é desenvolvido de forma lúdica”. 

Conforme a vereadora Gertrudes Bernardy, autora da lei, o programa deve ser realizado anualmente no município. “Desta forma o programa terá continuidade com a troca da gestão municipal, porque é importante o envolvimento das crianças e adolescentes”, avisou a vereadora.

A única forma de evitar casos de dengue, segundo a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, é eliminando água parada. “Sabemos que as crianças e adolescentes são muito eficazes no combate à dengue, porque sabem eliminar os focos e orientam os pais”, observou Cristiane Pantaleão, que convidou diversos representantes da sociedade civil organizada para assistir ao lançamento do programa. 

Em 2020, o município registrou epidemia de dengue. “Por isso, a partir de 2021, o Departamento de Meio Ambiente reforçou os serviços de limpeza na cidade e contratamos mais agentes de endemias. Agora, o município passa a ter um grande aliado: Super Agente de Combate à Dengue”, expôs o prefeito Carlos Gil na no lançamento da campanha. 

Em seguida, Marcelo Reis parabenizou as idealizadoras do programa e orientou as crianças e adolescentes a cobrar dos familiares e vizinhos medidas eficazes de combate ao mosquito. 

As etapas do programa envolvem: orientações em relação à identificação e eliminação dos focos, e quanto aos sintomas de dengue, zika e chikungunya; vistorias dos pequenos agentes de endemias – devidamente uniformizados e com ‘poder autuação’ em residências que descumprem os cuidados; coleta de recicláveis; produção de objetos decorativos com materiais recicláveis; e finalizando com a Feira Cultural de Materiais Recicláveis, formatura dos Super Agente e premiação do 1º ao 3º lugar dos projetos sociais.