CIDADES

min de leitura - #

Jandaia do Sul distribui carnês do IPTU 2022

Da Redação

| Edição de 25 de maio de 2022 | Atualizado em 25 de maio de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A distribuição dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Jandaia do Sul foi iniciada pelos Correios na terça-feira (17) e deve ser concluída no sábado (21). Segundo a prefeitura, foram lançados 11,5 mil carnês, sendo 9 mil são prediais e 2,5 mil territoriais. Proprietários de terrenos e contribuintes que não receberem os boletos devem retirá-los na Prefeitura.

Os contribuintes que optarem pela cota única terão desconto de 10%. O imposto também pode ser parcel em oito vezes, sem desconto. O vencimento da parcela única e primeira parcela é no próximo dia 31.

O IPTU deste ano foi reajustado dentro de uma reforma tributária realizada no município em cumprimento à recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) por conta da defasagem de valores. “Anteriormente, o Tribunal de Contas verificava apenas as despesas dos municípios, mas agora passou a conferir também as receitas”, esclarece Fábio Tamarozi, diretor do Departamento de Tributação. A última atualização de valores havia sido feita há 24 anos.

Segundo a prefeitura, aproximadamente 50% dos contribuintes tiveram redução no imposto, cerca de 35% receberam reajuste e para os 15% restantes o valor foi mantido.

IPTU PREMIADO

O Executivo encaminhou um projeto para a Câmara, que deverá ser votado na próxima semana, para a realização do IPTU Premiado. A proposta é sortear prêmios entre os contribuintes que pagarem o imposto em dia. Entre os prêmios, estão: televisor, máquina de lavar, forno elétrico, forno micro-ondas e bicicleta.

Para 2022, os proprietários de imóveis que adotarem práticas sustentáveis para utilização dos recursos naturais contarão com desconto de até 20% sobre o valor do imposto por meio do IPTU Verde, que reforça a preocupação da administração municipal com o meio ambiente. Outro ponto positivo é a criação do desconto progressivo de até 15% como forma de bonificação aos contribuintes que efetuarem o pagamento do imposto à vista de forma recorrente.