CIDADES

min de leitura - #

Jovem acidentado tem órgãos doados

Cindy Annielli

| Edição de 28 de outubro de 2015 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três pessoas devem ser beneficiadas com órgãos de um jovem de 26 anos que morreu no Hospital Regional João de Freitas, em Arapongas. O rapaz, que não teve o nome divulgado, sofreu um acidente de moto na quinta-feira passada na PR-444. O veículo foi atingido por um caminhão, o que causou traumatismo craniano e, em consequência, a morte encefálica.

O jovem estava internado no Hospital Regional João de Freitas, onde o procedimento de retirada dos órgãos foi realizado. De acordo com a chefe da Central de Transplantes da Região Norte, Ogle Beatriz Bacchi, na tarde de ontem, o coração foi encaminhado para Brasília e o fígado e rins para receptores de Curitiba. “O coração foi para Brasília porque não tínhamos receptor na região de Londrina”, esclarece.

Segundo dados da central, o Hospital Regional João de Freitas é referência na região em captação de globo ocular. Até setembro deste ano foram 37 doações. No mesmo período, 18 pacientes internados tiveram morte encefálica, dentre os quais, foram autorizadas 7 doações de múltiplos órgãos.

“No final de setembro fechamos com 40 doadores de múltiplos órgãos na região. Isso significa que o João de Freitas corresponde a 17,5% das doações da região, além do melhor trabalho na doação e captação de globo ocular”, conclui Ogle.