CIDADES

min de leitura - #

Jovens lideram contratações em Apucarana e Arapongas

Cindy Santos

| Edição de 27 de janeiro de 2023 | Atualizado em 27 de janeiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Jovens lideram contratações 
em Apucarana e Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que a maior parte dos postos de trabalho gerados nos dois maiores municípios da região são ocupados por jovens. De janeiro a novembro do ano passado, 80% das vagas formais criadas em Apucarana e Arapongas foram preenchidas por pessoas com idades entre 18 a 29 anos. O levantamento, do Núcleo de Conjuntura Econômica e Análises Regionais (Nucer) do campus local da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), revela que a empregabilidade é muito maior entre jovens. 

Líder na geração de empregos na região, Apucarana atingiu saldo de 523 contratações de jovens. O número corresponde a 60,9% do saldo geral de 858 postos de trabalho gerados no município no mesmo período conforme o Caged, índice que coloca o município como o 29º colocado na geração de empregos para jovens de 18 a 29 anos no ranking estadual. 

Economista Rogério Ribeiro, professor da Unespar Apucarana e coordenador do Nucer, analisou informações da base de dados do Caged a pedido da Tribuna e concluiu que o Apucarana segue uma tendência que ocorre em todo o estado. “Fizemos uma análise relativa do volume de empregos líquidos gerados para jovens com o volume líquido total e o estado ficou com uma média de 62,6%. Isto significa que a maioria dos empregos líquidos gerados no estado foram para jovens”, afirma. 

Segundo Ribeiro, este dado representa a oportunidade que o mercado de trabalho estadual e mesmo nacional oferta para os jovens. A média nacional, conforme o levantamento, ficou em 66,0% e o estado de Sergipe desponta como o primeiro colocado no ranking relativo com 84,6% dos empregos líquidos ocupados por jovens. 

O economista, entretanto, alerta que com a alta empregabilidade dos mais jovens, faltam oportunidades para os mais velhos. “Com a maior parte dos empregos sendo ocupados pelos jovens, diminui o espaço para a recolocação no mercado de trabalho formal das pessoas com maior idade”, reitera. 

“Outra análise que deve ser observada é se os jovens não estão sendo contratados como uma alternativa para reduzir salários por parte de algumas empresas, o que até pode ser compreendido como uma estratégia para reduzir custos já que a economia não está respondendo na intensidade esperada”, acrescenta.

ARAPONGAS

Em Arapongas, o saldo de contratações de jovens nessa faixa etária é 475. Já o saldo geral de contratações do município é 387, o que mostra que a empregabilidade foi maior entre os jovens. Dessa forma, o volume de empregos para jovens é maior que o total líquido de empregos gerados no município, representando 122,7% . 

“No geral, o saldo para as outras idades foi negativo. Demitiram mais empregos de 14 a 17 e com mais de 29 anos do que contrataram. Por isto o saldo dos considerados jovens em Arapongas é maior do que o geral. Fecharam 88 postos nas outras idades. Neste caso está ocorrendo a substituição de empregados com maior idade por mais jovens”, esclarece o economista.

Comércio está entre setores que possibilitam 1º emprego

A apucaranense Maria Eduarda Fabene, de 21 anos, é biomédica mas trabalha como atendente em uma loja de variedades há dois meses. Ela está entre os jovens contratados no ano passado no município. 

Maria conta que está difícil encontrar emprego no seu ramo de formação, por isso decidiu ingressar no comércio. Ela era estagiária do hemonúcleo do município. Mas com o término da faculdade o contrato de estágio foi encerrado e ela precisou encontrar outra fonte de renda. 

“O ramo em que me formei, que é biomedicina, está difícil de arrumar emprego em Apucarana. Eu pretendo fazer pós-graduação em hematologia e pretendo fazer concurso público para entrar em banco de sangue. 

Ediene Oliveira, 23 anos, também trabalha como atendente de loja. “Foi meu primeiro emprego no comércio. Decidi ingressar nessa área por necessidade”, conta.

Ela concluiu o magistério e pretende cursar pedagogia para lecionar na educação infantil. No entanto, após ficar um ano desempregada, decidiu se candidatar a uma vaga de trabalho em uma loja de variedades. “Estagiários ganham pouco e eu precisava trabalhar”, relata. 

Na opinião dela, a maior contratação de jovens na cidade significa que muitas empresas estão dando oportunidade para pessoas sem experiência. “Eu acredito que isso depende muito da área. Tem empresas que procuram pessoas mais jovens e tem outras que preferem contratar pessoas mais velhas e com experiência”, opina.