Em audiência ontem à tarde em Curitiba com o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD) apresentou algumas experiências bem sucedidas do Município, para que possam ser avaliadas e inclusas no Plano Plurianual (PPA) do Paraná.
“Levamos alguns projetos implantados em Apucarana e apresentamos detalhes para análise do secretário Guto Silva”, revelou o prefeito. Entre os projetos apresentados, ele citou o “Espaço das Feiras”, criado há dois anos para agregar todas as feiras da cidade, num espaço amplo e com toda estrutura adequada para os feirantes e os consumidores.
“Trata-se de uma alternativa que se mostrou bastante eficaz para o fomento de pequenos negócios e da agricultura familiar”, comentou Junior da Femac. O prefeito também apresentou os projetos da Estrada Bela, Serra de Apucarana e da Rota do Café, roteiros turísticos que agregam vários empreendimentos gastronômicos e de lazer, que geram renda para as famílias.
“São estratégias que Apucarana adotou e que visam a geração de empregos e renda. E, ao mesmo tempo, argumentamos ao secretário de planejamento do Paraná que sejam avaliados para integrarem o Plano Plurianual do Estado de 2024 a 2027”, informou o prefeito. Ele defende que dentro do PPA do Paraná sejam criadas rubricas para incentivo a novos empreendimentos locais e regionais.
A receptividade do secretário de planejamento Guto Silva foi muito boa. “Ele recebeu com entusiasmo algumas propostas e convocou sua equipe técnica para obter mais informações, avaliar e incluir programas de Apucarana no PPA”, disse Junior da Femac.
Guto Silva afirmou que a contribuição dos municípios é muito importante no processo de planejamento do Estado. Segundo ele, os resultados dessas consultas serão avaliados pelo Governo do Estado e irão apoiar a construção dos programas que irão compor o PPA.