O Santuário Santa Rita de Cássia, de Lunardelli, se prepara para receber mais de 50 mil romeiros no mês de maio, quando será celebrada a tradicional Festa de Santa Rita. Nesta semana, o pároco-reitor do santuário Célio Marcos Tarozo e o prefeito Reinaldo Grola (PTB) fizeram o lançamento oficial da divulgação das festividades com o início da distribuição dos cartazes com a programação da festa. Este ano, as festividades comemoram também o jubileu de prata das novenas rurais em louvor a Santa Rita.
Padre Célio garante que tudo está sendo feito para melhor receber bem todos os visitantes. “Esperamos acima de 50 mil pessoas e queremos acolher cada um com muito amor que é a marca registrada do povo de Lunardelli. O santuário foi ampliado, restam alguns detalhes de pintura, mas até o mês de maio estará tudo concluído. Hoje nós temos espaço para duas mil pessoas sentadas. Quando iniciamos a ampliação tínhamos a intenção de criar um ambiente onde realmente os fiéis teriam um encontro verdadeiro com Deus, pois é isso que elas vêm buscar aqui no santuário”, comenta.
Antes da ampliação, o santuário tinha capacidade para 500 pessoas sentadas. Este ano serão mais de 200 voluntários trabalhando para a recepção dos visitantes.
As festividades iniciam no 1º domingo de maio e se encerram no dia 6 de junho. A maior concentração de romeiros, segundo padre Célio está prevista para o terceiro domingo (19) e na quarta-feira dia de Santa Rita (22) quando serão celebradas missas de hora em hora. “O único domingo do mês que tem uma movimentação menor, e a gente compreende e até incentiva para as pessoas estarem com a família é o segundo domingo, é o Dia das Mães”.
A prefeitura também é parceira da Festa de Santa Rita de Cássia. Conforme o prefeito Reinaldo Grola, recentemente a administração municipal fez a cessão de uso de parte de um terreno do município ao lado do santuário para que fossem ampliadas as instalações.
“Temos a felicidade de poder contar em Lunardelli com um dos principais pontos de visitação do Paraná. Então temos por obrigação viabilizar estrutura para essas pessoas. E temos agora essa parceria com o santuário, onde a Igreja vai estar ampliando as instalações, construindo uma nova gruta, novos banheiros, enfim, melhorando a acolhida”, afirma Grola.
Para o prefeito, o Santuário tem sido importantíssimo para o desenvolvimento de Lunardelli. “Hoje a nossa principal economia é a agricultura, mas o turismo religioso vem sendo muito importante para a geração de empregos e renda na cidade”, completa Grola.