CIDADES

min de leitura - #

Maior maratona de ideias do Paraná, Ideathon 2023 é aberta em Apucarana

Cindy Santos

| Edição de 16 de outubro de 2023 | Atualizado em 16 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Maior maratona de ideias do Paraná, Ideathon 2023 é aberta em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana deu a largada ontem no Ideathon Paraná 2023, a maior maratona de inovação do estado. Cerca de 200 estudantes do ensino fundamental 2 e ensino médio se reuniram na Associação Cultural e Esportiva (Acea) para desenvolver e apresentar ideias originais com o tema Cidades Inteligentes, visando o desenvolvimento de soluções para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis. 

“Essa é uma iniciativa da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital e do governador Ratinho Junior que traz para 15 cidades do Paraná a possibilidade de reunir jovens e adolescentes para tratar das situações das cidades. Tenho certeza que daqui sairão ideias maravilhosas”, afirmou o prefeito Junior da Femac.

Junior salientou a honra de sediar a abertura da maratona, uma vez que o município figura no ranking das 10 cidades mais inteligentes do Paraná e incentiva a inovação por meio do Conecta Apucarana, que estimula startups e cria um ambiente adequado para o avanço da cidade. “Para nós é uma honra muito grande ser a primeira cidade a fazer a maratona. Apucarana, que tem o Conecta, trabalha inovação na área digital, agroindústria e em vários setores  encarando o desafio de fazer com que a inovação esteja presente”, afirmou.

“Esse evento é fundamental porque estamos completando 5 anos do Conecta Apucarana, estamos preparados. Realmente se o Conecta não tivesse preparado a cidade, talvez não estaríamos nesse evento hoje”, acrescentou o presidente do Conecta, Wanderlei Faganello.

O diretor de relações institucionais da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Marcus Von Borstel explica que os alunos foram divididos em equipes que terão que elaborar ideias de acordo com os desafios apresentados na maratona. “O principal objetivo é despertar a competitividade, empreendedorismo, inovação. Nós trouxemos seis desafios para que as equipes possam despertar e usar sua imaginação, vivência enquanto jovens para melhorar Apucarana e as demais cidades do Paraná”, salientou.

Em todo estado, serão 3 mil alunos participando, com a escolha de vencedores em cada município. Ao final da maratona serão escolhidos os grupos campeões estaduais, sendo um de cada categoria. “O objetivo é justamente que essas ideias possam de fato se tornar negócios. Que essas ideias possam ser aproveitadas dentro da secretaria municipal ou até estadual”, destacou.

O Ideathon prossegue em Apucarana nos dias 17 e 18 de outubro. Os vencedores estaduais serão divulgados ao término da participação de todas as cidades o que deve ocorrer em novembro.

Estudante encara desafio pela segunda vez 

Participando pela segunda vez de uma maratona de ideias, a aluna Maria Clara Ordálio Mollhoff, do 7º ano do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, estava animada e ansiosa para encarar os três dias de evento. 

“No início deste ano participei de uma ação semelhante realizada pelo Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas, que tinha como proposta “Ações para um mundo melhor”. Agora, no Ideathon, tenho várias ideias que, juntamente com minha equipe, vou propor e discutir visando contribuir com a qualidade de vida em minha cidade, sobretudo, nas áreas da Saúde e Acessibilidade Urbana”, disse a estudante.