CIDADES

min de leitura - #

Mais de 2 mil trabalhadores não sacaram abono

Da Redação

| Edição de 18 de agosto de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prazo para sacar o abono salarial do PIS/PASEP referente ao ano-base de 2014 termina na última quarta-feira do mês (31). A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná chama atenção dos 55.682 trabalhadores que ainda não sacaram o benefício no estado. Na região, segundo são 2.034 trabalhadores com direito ao benefício nos municípios de Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Faxinal em Ivaiporã.

Para saber quem está nesta relação e tem direito a receber esse benefício, a consulta deve ser feita pelo portal do Ministério do Trabalho (http://abonosalarial.mte.gov.br/), inserindo CPF ou número do PIS/PASEP e data de nascimento. As informações sobre o direito ao saque também podem ser obtidas pela Central de Atendimento Alô Trabalho (158); pela Caixa Econômica Federal (0800-726 02 07) e pelo Banco do Brasil (0800-729 00 01).

Para receber o abono, de R$ 880, o trabalhador precisa ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 e recebido até dois salários mínimos por mês nesse período. Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). O recurso que não for sacado será devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).