CIDADES

min de leitura - #

Mais de 3,1 mil estudantes não frequentam aulas regularmente

Cindy Santos

| Edição de 08 de abril de 2024 | Atualizado em 08 de abril de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 3,1 mil estudantes da rede estadual de ensino não estão frequentando a escola como deveriam na região. Dados do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana apontam 89% dos mais de 28,6 mil alunos comparecem às aulas regularmente, o que corresponde a pouco mais de 25,4 mil estudantes com frequência escolar, nas 62 instituições de ensino dos 16 municípios pertencentes ao núcleo. 

Para elevar o índice de frequência escolar, o NRE de Apucarana iniciou ontem uma mobilização com panfletagem na Praça Rui Barbosa, em Apucarana, para atingir principalmente os pais dos alunos para acompanharem os estudos de seus filhos. Segundo o chefe do NRE, Vladmir Barbosa, o objetivo é atingir o índice de 95% de frequência escolar, que seria o percentual ideal. 

“Estamos trabalhando junto com as escolas para atingir os pais. Muitas vezes o filho levanta cedo, e a hora que o pai sai para trabalhar, o filho volta e dorme. Ou quando arruma um emprego e não volta mais para a escola. Por isso, a mobilização também objetiva atingir também os empresários da cidade para que cobrem a frequência escolar de seus funcionários”, comenta.

Barbosa destaca que além das ações de conscientização, a frequência escolar é alvo de um monitoramento constante do NRE, que tem quatro tutores que trabalham nas escolas em visitas semanais para identificação de problemas. A tecnologia, completa Barbosa, também é uma ferramenta importante. “Nós temos o BI que possibilita a medição diária da frequência de todas as escolas e as dez últimas escolas ficam no nosso radar. Nessas escolas os tutores passam e fazem uma busca ativa”, comenta, referindo-se a Ferramenta Power BI (Business Intelligence), que permite o monitoramento diário da presença nas escolas, de forma a identificar, inclusive, as turmas que com maiores registros de ausência.

Monitoramento amplia frequência no Paraná

As ações do NRE integram a Semana D - Mobilização Pela Frequência Escolar, lançada ontem pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

“Em 2023, 87% dos alunos matriculados na rede participaram com regularidade das aulas. O número foi três pontos percentuais maior quando comparado ao ano anterior e também é superior a 2019, quando os dados da frequência começaram a ser monitorados. O objetivo é otimizar ainda mais o comparecimento dos alunos à escola e, por isso, o esforço coletivo é tão importante”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda.

Desde que os dados da frequência escolar na rede estadual começaram a ser monitorados, em 2019, os índices de assiduidade às aulas têm aumentado. Em 2019, dos 897.252 alunos matriculados, 83,9% frequentaram as aulas com regularidade. Esse número aumentou para 91,6% em 2020, com um total de 1 milhão de alunos matriculados. Em 2021 e 2022, no período pós-pandêmico, as porcentagens de assiduidade permaneceram altas, alcançando 86,5% e 84,9%, respectivamente. Em 2023 o índice foi de 86,5% entre os 935.550 alunos matriculados. (AEN)

Cindy Santos e Adriana Savicki - [email protected]