CIDADES

min de leitura - #

Mais de 35% dos motoristas não pagam rotativo em Apucarana

Vanuza Borges

| Edição de 09 de setembro de 2017 | Atualizado em 08 de setembro de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Cinco meses após ser retomada a cobrança do estacionamento rotativo, cerca de 35% dos motoristas apucaranenses não pagam para deixar o carro estacionado.  Levantamento feito pela Tribuna ontem à tarde, por volta das 16 horas, no entorno da Catedral Nossa Senhora de Lourdes aponta que dos 100 veículos que estavam estacionados e constatou que 37 estavam sem o cartão. Nas ruas adjacentes, o número de usuários que não aderiram ao sistema é ainda maior. Quem paga reclama de falta de fiscalização. Por outro lado, Prefeitura garante que tem fiscalizado. Por dia são feitas entre 60 a 80 notificações.
Ao não ser respeitado pela totalidade dos motoristas, o estacionamento rotativo não resolve uma velha queixa de quem quer estacionar: falta de vagas. O motorista Alexandre Afonso da Silva, 34 anos, que usa regularmente o sistema, avalia que continua difícil conseguir uma vaga na região central. “Direto preciso estacionar na região do centro, mas não encontro vaga. É bem difícil. Eu prefiro não arriscar estacionar sem cartão para não ter complicação, mas tem muita gente que arrisca”, diz.
Ele acredita que a situação só será revertida com mais fiscalização. Opinião semelhante tem o advogado Alexandre Guarilha, 56. “Desde que começou a cobrança do estacionamento, eu passei a usar o cartão, porém isso não estimulou a rotatividade de veículos. Na área central não se encontra vaga com facilidade”, diz.
Na avaliação de Guarilha, a rotatividade só será estimulada quando a fiscalização passar a ser realizada com uma intensidade maior. O vigilante Marcelo Cardoso de Freitas, 31, complementa que a falta de agentes, para orientar e vender cartões, também estimula o não pagamento do estacionamento. “Já é difícil estacionar e, quando desce do carro, ter que ir até uma loja comprar o cartão acaba desestimulando, porque às vezes tem fila no caixa”, assinala.
O superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança, do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, argumenta que a fiscalização é feita diariamente por uma equipe da Guarda Municipal em toda a área do estacionamento rotativo, que corresponde a 1.825 vagas. 
“Por dia, a Guarda Municipal faz entre 60 a 80 notificações. Os guardas não atuam somente na área central. Temos notificações em todas as regiões. Cada dia, eles passam em uma região”, afirma. Quando notificado, o motorista tem que pagar o valor da diária cheia, R$16.
Porém, Mendes reconhece que a presença dos agentes de trânsito, que deverão ser contratados até o início de outubro  - o concurso ainda precisa ser homologado -, faz falta. 
“Alguns motoristas não associam a Guarda Municipal à fiscalização do estacionamento. Acreditamos que isso vai mudar com o início dos trabalhos dos agentes”, espera.
O superintendente de trânsito explica ainda que os agentes – o concurso prevê quatro – não poderão vender os cartões. “É uma orientação do Tribunal de Contas, que o Município não receba nenhum valor em mãos, somente via bancária. Atualmente, por mês, temos vendido 35 mil cartões. Com a contratação dos agentes, acreditamos que esse número irá multiplicar”, diz.