CIDADES

min de leitura - #

Matrículas no Ensino Médio aumentam 7,7% na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As matrículas no Ensino Médio da rede pública cresceram 7,76% neste ano na região. Levantamento do Núcleo Regional de Educação de Apucarana aponta que no ano passado as escolas estaduais atenderam 11.119 alunos nos 16 municípios pertencentes a regional, número que cresceu para 11.982 em janeiro deste ano. Segundo o NRE, o aumento é reflexo da maior oferta de cursos profissionalizantes, com a implantação do Novo Ensino Médio, e também pela transferência de estudantes que saíram da rede privada. No entanto, com o processo de matrícula ainda em andamento, o NRE informa que os números poderão sofrer mudanças significativas no decorrer do ano letivo. 

Os municípios que mais tiveram aumento de alunos nos colégios estaduais são Jandaia do Sul (32,89%), Mauá da Serra (28,45%) e Cambira (27%). Nas maiores cidades da região o aumento foi de 13,02% em Apucarana e 4,04% em Arapongas. Em sete municípios houve queda no número de matrículas no ensino médio da rede estadual, a maior em Cruzmaltina com redução de 26,97%, seguida por Califórnia (-19,34%) e Borrazópolis (-16,93%).
“A implantação do Novo Ensino Médio determinado pelo Ministério da Educação (MEC) com cursos profissionalizantes atraiu mais alunos para as escolas estaduais. Além disso, muitos alunos da rede particular vieram para a rede pública por causa do alto custo das mensalidades. O poder aquisitivo de muitas famílias caiu e a todo momento tem pai ligando aqui no núcleo pedindo vagas nas escolas, principalmente aqui no município de Apucarana”, ressalta o chefe do NRE de Apucarana, Vladmir Barbosa da Silva. 
Silva destaca a importância do curso técnico subsequente para permitir que os estudantes ingressem no mercado de trabalho. Ele cita Apucarana como exemplo nesse tipo de formação. “Hoje Apucarana é uma das cidades que mais oferta empregos no Paraná. Há uma necessidade muito grande de profissionalizar os alunos para que eles tenham condições de ingressar no mercado de trabalho. Existe uma demanda muito grande na indústria. E o Colégio Cerávolo está ofertando Curso Técnico do Vestuário. Nosso grande número de contratantes é nessa área e isso vai valorizar muito o emprego de Apucarana”, assinala

FUNDAMENTAL
No Ensino Fundamental houve queda de 1,21% no número de alunos matriculados na área do Núcleo Regional de Educação de Apucarana. No ano letivo de 2021 eram 16.071 estudantes matriculados na rede pública, número que caiu para 15.877 em janeiro deste ano.