Ano passado, a imunização contra o vírus da gripe, a influenza, alcançou 94,83% do público alvo na área da 16ª RS formado por crianças, gestantes, puérperas, idosos e trabalhadores da saúde. Até julho deste ano, a cobertura vacinal mantinha índices acima da meta. Conforme consulta realizada em 5 de agosto, o índice vacinal contra a influenza já atingia 94,83%. Na opinião do chefe da regional, o medo do contágio pelo novo coronavírus influenciou a procura pela vacina neste ano.
“No caso da influenza, em vista da vinculação de que foi feita de que deveríamos fazer a vacinação em relação a Covid-19, a procura da vacina foi importante e interessante e praticamente atingiu metas”, reitera Carletto.
A campanha de vacinação contra a influenza teve seu início antecipado neste ano, devido à pandemia do coronavírus. Apesar da vacina contra influenza não prevenir a Covid-19, a antecipação da campanha teve objetivo de proteger a população contra a gripe, reduzir a carga de circulação viral e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.