CIDADES

min de leitura - #

Memorial dos Oblatos de São José e inaugurado

Da Redação

| Edição de 16 de dezembro de 2022 | Atualizado em 16 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a presença de padres josefinos, autoridades municipais e membros da comunidade católica, o prefeito Júnior da Femac entregou oficialmente ontem a revitalização da Praça Duque de Caxias. Localizado nas imediações do Colégio São José, o logradouro, que teve suas dimensões remodeladas em formato de rotatória, foi reestruturado como memorial em homenagem os 100 anos da presença dos Oblatos de São José no Brasil, celebrados em 2019, e os 74 anos da atuação em Apucarana e Vale do Ivaí. 

Além de manter equipamentos de convivência comunitária, a praça ganhou dois monumentos. O primeiro reproduz um livro com várias páginas e tem inscrita a frase de São José Marello, fundador da Congregação dos Oblatos de São José, que diz: “A caridade deve predominar sobre todas as nossas ações, ela consolida a fé, aumenta a esperança e nos une mais intimamente a Deus”. Já o segundo abriga uma cápsula do tempo, lacrada com mensagens, imagens e documentos que será reaberta somente no ano de 2070. “Esta revitalização representa a Apucarana que dá certo e que reverencia a atuação dos josefinos, que chegaram em 1948 quando a cidade ainda não tinha cinco anos de emancipação e, desde então, atuam com grande destaque na evangelização de pessoas e na educação pedagógica de crianças e jovens”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.

Em nome da congregação, o padre Jose Antônio Bertolin agradeceu à homenagem. “Um monumento significativo para nossa cidade, um presente que agradecemos à administração municipal, através do então prefeito Beto Preto, que iniciou este sonho, e ao atual prefeito Júnior da Femac, que deu execução ao projeto. Nossos agradecimentos também ao ex-deputado Luiz Carlos Hauly, que nos atendeu muito bem e viabilizou os recursos federais necessários”, pontuou o religioso.

O investimento foi na ordem de R$250 mil conquistados pelos oblatos junto ao Ministério do Turismo através de emenda do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, que no ato de inauguração esteve representado pelo filho, Lucas Hauly.