CIDADES

min de leitura - #

Missa de cinzas lota Catedral e marca início da quaresma

Silvia Vilarinho

| Edição de 22 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 22 de fevereiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Missas de imposição de cinzas lotaram as igrejas ontem em toda região marcando o início da quaresma, um período de 40 dias que serve para conversão e preparação dos católicos para a festa de Páscoa e que também marca o início da Campanha da Fraternidade, que neste ano, terá como tema a fome.

Em Apucarana, muitos fiéis acompanharam ontem as cinco missas realizadas na Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

Laís Fonseca, de 29 anos, foi com a família - o marido Daniel Farias e a filha Cecília-, logo cedo para participar da missa. “Participar da celebração de Cinzas é como se fosse a abertura de nosso coração, tirar de tudo ruim, entender que Jesus morreu por nós. Trouxe minha família, para que desde pequena entenda essa tradição, como eu fui ensinada pela minha família, estou repassando pra ela”, explica a dona de casa.

Para a apucaranense Adriana Maria da Silvia, de 45 anos, é preciso viver a quaresma. “É um período favorável para a nossa conversão, de olhar para dentro de nós mesmos “, detalha. 

O cura da Catedral, padre José Roberto Rezende, ressalta a importância do momento. “Quaresma é um tempo de silêncio, de silêncio interior. Nos silenciarmos para que Deus possa falar. É tempo de penitência, de olharmos para os mais necessitados, para os nossos irmãos e nos preparamos de corpo e espírito para celebrar a ressurreição, que é a razão da nossa fé”, comenta. 

O padre ainda chama atenção para quem realiza penitências nesse período. “Às vezes as pessoas fazem promessas que não deveriam fazer, fazem promessas mirabolantes e absurdas, Deus não é um comerciante. Você faz um voto para Deus, não se deve sair anunciando para ninguém. Aquilo que eu deixo de comer ou beber na quaresma devemos transformar em atitude concreta e de alguma forma ajudar os mais necessitados”. 

FOME

Com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!”, também começou nesta quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2023. 

Essa é a terceira vez que o tema é tratado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo a CNBB, a “emergência sobre o assunto” fez com que o tema fosse escolhido. A nota da entidade cita que mais de 33 milhões de pessoas passam fome no Brasil, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, o país voltou ao Mapa da Fome da ONU, depois de uma década. (Colaborou Lis Kato)