A Mitra Diocesana de Apucarana confirmou nesta semana que já concluiu parte do projeto de estruturação turística e devocional do espaço. Os investimentos promovidos até o momento, mediante recursos angariados junto à comunidade católica, possibilitaram a readequação das 14 estações que retratam - através de esculturas - a vida pública de Jesus desde o nascimento, batismo, sermão no Monte das Oliveiras, Santa Ceia, morte e a ressurreição, bem como a edificação da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira do município.
O coordenador dos trabalhos pela mitra, Marcos Bueno, lembra que a diocese é responsável pela administração do parque desde 2014, mediante concessão de uso concedida pela prefeitura. “As novas esculturas estão praticamente concluídas. Resta apenas uma última camada de pintura”, afirma Bueno. Segundo ele, a diocese segue em busca de doações para concluir o projeto de estruturação visando reabertura do parque para visitação. “Uma importante etapa agora é a reforma do ponto de apoio ao visitante, que é o prédio onde funcionava a lanchonete, bem como a construção de mais sanitários”, argumenta Bueno.
Ele assinala que a prefeitura também tem realizado contribuições importantes no projeto, como recuperação do vertedouro, readequação da barragem e também de acesso ao parque.
Em recente visita ao local, o prefeito Júnior da Femac confirmou que a prefeitura vem contribuindo através de benfeitorias complementares. “Investimentos foram realizados na adequação da barragem do lago e do canal de saída. Já a Secretaria de Serviços Públicos promoveu obras de mobilidade e acessibilidade, além da construção do alicerce-base de todas as esculturas”, elenca o prefeito.
Júnior da Femac assinala que o Parque Eco-religioso da Redenção integra o Roteiro de Turismo Rural e Religioso Estrada Bela, junto à Estrada Rural do Barreiro. “Além de um portal, executamos o asfaltamento, construção de calçadas e arborização do acesso ao parque, desde o contorno norte”, relata o prefeito.