CIDADES

min de leitura - #

Modernização da iluminação pública chega em novas regiões de Apucarana

Da Redação

| Edição de 12 de julho de 2022 | Atualizado em 12 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Modernização da iluminação pública chega em novas regiões de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os cerca de três quilômetros de extensão da Rua Papa João XXIII, e outros 900 metros no acesso ao Roteiro Turístico Rural e Religioso Estrada Bela do Barreiro, no Contorno Norte de Apucarana, acabam de ganhar um novo sistema de iluminação pública. Em um investimento na ordem de R$700 mil, a prefeitura, através do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan), promoveu a substituição das antigas luminárias por novas, em tecnologia LED, com potência de 120 watts. 

Conforme assinala o prefeito Júnior da Femac, ao todo foram instaladas130 luminárias, sendo 100 unidades em toda a extensão da Rua Papa João XXIII - entre a Rua Natividade, na Vila Regina, até o Contorno Norte de Apucarana - e mais 30 unidades no acesso à Estrada Bela do Barreiro. “Além dos moradores dos bairros, por esta via passam aqueles que trabalham e residem na zona rural da região e a nova iluminação, de alta performance, já garante mais segurança”, avalia o prefeito Júnior da Femac, que fiscalizou o trabalho.

Além de ser uma das entradas da cidade, o trecho atendido também serve de ligação para um novo roteiro de turismo, bem como o turismo religioso no Parque da Redenção. “Uma ação que faz parte de um amplo planejamento da Gestão Júnior da Femac que vem gradualmente modernizando a iluminação pública em toda Apucarana”, lembra o engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, superintendente de Iluminação Pública do Idepplan.

Ainda nesta semana, informa Luz, outros pontos da cidade recebem investimentos no setor. “Entre eles a instalação de luminárias LED com potência de 180 watts nas ruas Munhoz da Rocha e Clotário Portugal, desde o cruzamento com a rua Guarapuava até a estação ferroviária, bem como instalação de outras 177 luminárias, com potências entre 100 e 120 watts, em todas as vias dos Loteamentos Belvedere e Estoril”, relata o superintendente. 

Os serviços, que devem ser finalizados até a sexta-feira, sobretudo nos loteamentos que são área de chácara, fazem parte de um pacote de modernização do sistema de iluminação pública que envolve a substituição de 4.105 luminárias antigas por novas em LED. O investimento público é ordem de R$6,78 milhões em recursos da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) e atende a inúmeros bairros e acessos rodoviários.