CIDADES

min de leitura - #

Morre fundador do Hospital Maternidade de Ivaiporã

Da Redação

| Edição de 27 de julho de 2022 | Atualizado em 27 de julho de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Faleceu anteontem aos 86 anos em Curitiba, onde estava se tratando de problemas cardíacos, o médico e agropecuarista radicado em Ivaiporã Orlando Sanchez. Fundador do Hospital e Maternidade Ivaiporã, atualmente Instituto de Saúde Lucena Sanchez, o médico era muito querido e admirado na cidade.

Orlando Sanchez nasceu em Nova Granada (SP), concluiu Medicina em 1966, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em 1967, o médico foi convidado para trabalhar no Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã – passando a fixar residência no município, onde investiu em terras, tornando-se também agricultor.

Em 1969, Orlando Sanchez e a esposa Neusa Lucena Sanchez, que também é médica, adquiriram o Hospital Nossa Senhora Aparecida, posteriormente chamado Hospital Maternidade Ivaiporã e, desde 2017, cadastrado como Instituto Lucena Sanchez.

Muito envolvido com a cidade, inclusive na área política, Dr. Orlando foi o primeiro chefe da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã e teve papel importante na consolidação da regional no município. Também atuou como médico do IML e foi um dos fundadores da Sorcep (Sociedade Rural do Centro do Paraná) e ainda trabalhou para a instalação do INSS de Ivaiporã. Chegou a ser candidato a prefeito, em 1992, pelo PST. Mesmo não sendo eleito nunca deixou de participar de reuniões políticas.

Dentre as diversas homenagens, o médico recebeu em 2013 o título de cidadão honorário de Ivaiporã. Em 2017 foi agraciado com diploma de Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, em reconhecimento ao trabalho para melhorar a saúde da população. Também recebeu o prêmio Guerreiros do Comércio, da Fecomércio PR, e ainda o diploma de Mérito Ético pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná

Orlando Sanchez era casado com Neusa Lucena Sanchez com quem teve três filhos: Orlando Júnior, Luciana e Fernanda. 

O sepultamento aconteceu na tarde de ontem no Cemitério Municipal de Ivaiporã. 

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, decretou luto oficial de três dias no município. “O Dr. Orlando Sanchez contribuiu muito com a saúde da população. Homem dedicado, simples, íntegro e preocupado com o desenvolvimento do município de Ivaiporã. Aos familiares os meus sinceros pêsames”, declarou o prefeito Carlos Gil.