As cinco maiores cidades da região criaram, juntas, 286 vagas de emprego em setembro. No Brasil, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, foram criados 137.336 postos formais de trabalho no último mês, o melhor desempenho para setembro nos últimos 5 anos. Na região, Arapongas foi o município com maior saldo. Entre demissões e admissões, foram criados 140 postos de trabalho com carteira assinada.
O bom desempenho foi puxado pelas contratações de final de ano no comércio. O setor abriu 159 vagas, seguido pela área de serviços - tradicionalmente aquecida no último trimestre -, com 22 vagas. Já a indústria, perdeu 22 postos de trabalho. No acumulado do ano, o município soma 410 vagas.
O segundo melhor desempenho da região veio de Jandaia do Sul. No município, foram 66 novos postos de trabalho. As áreas que mais abriram oportunidades foram a construção civil (56), seguida pelo setor de serviços (19). A queda veio da indústria (-17). No acumulado do ano, Jandaia do Sul tem o melhor desempenho: 503 novos postos de trabalho.
Maior município da região, Apucarana criou 41 vagas em setembro. O comércio também liderou em desempenho com novas 50 vagas, seguido da construção civil (26). A indústria também recuou e perdeu 15 postos. No acumulado do ano, entretanto, o município mantém saldo negativo de 16 vagas.
Em Ivaiporã, setembro trouxe 25 novas vagas de emprego formais. Já em Faxinal, foram 4 vagas. No Paraná foram criados 9.487 novos postos de trabalho em setembro.
No Brasil, o Planalto comemorou o desempenho de 137.336 novos postos formais de trabalho. A última vez em que a criação de empregos tinha superado esse nível tinha sido em setembro de 2013, quando as admissões tinham superado as dispensas em 211.068. A criação de empregos totaliza 719.089 de janeiro a setembro e 459.217 nos últimos 12 meses.
Na divisão por ramos de atividade, sete dos oito setores econômicos criaram empregos formais em setembro. O campeão foi o setor de serviços, com a abertura de 60.961 postos, seguido pela indústria de transformação (37.449 postos) e pelo comércio (26.685 postos). A construção civil abriu 12.481 vagas, seguida pelos serviços industriais de utilidade pública (1.091 vagas), administração pública (954) e extrativa mineral (403).
CIDADES
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Geral
31/10Pesquisa sugere criação de presídio para idosos no Rio
-
Economia
10/03Indústria de alimentos e bebidas cresceu 8% em 2025, diz Abia
-
Esporte
02/02Willian Kibor e Núbia de Oliveira vencem a Prova 28 de Janeiro
-
Política
21/03Decreto institui cotas raciais em 30% dos cargos de confiança