Em 2 dias, foram castrados 238 cães e gatos em Ivaiporã, por meio do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), que é promovido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e parceria da Prefeitura de Ivaiporã.
O objetivo do CastraPet é controlar a população de cães e gatos, e prevenir zoonoses. As cirurgias são gratuitas. Além das castrações, os animais são microchipados. Os tutores recebem a medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação com orientações e o auxílio necessário de uma clínica de apoio no município – encaminhado pela Unidade Móvel do CastraPet.
Os animais de estimação foram castrados nas estruturas montadas no Parque Jardim Botânico, onde havia 6 veterinários à disposição. A meta era castrar 280 pets. No entanto, o procedimento foi contraindicado em 31 animais devido à idade ou problemas de obesidade, doença e houve 9 desistências.
O prefeito em exercício de Ivaiporã, Marcelo Reis, acompanhou a abertura dos trabalhos e afirmou que o CastraPet auxiliou o processo de castração previsto para os 4 anos de mandato da gestão 2021/2024. “Acredito que este ano passarão de mil castrações – somadas estas feitas pelo CastraPet, pela Amuvi [Associação dos Municípios do Vale do Ivaí] e uma empresa terceirizada licitada em parceria com a Prefeitura”, mencionou.
“A castração de animais de estimação é muito importante para o meio ambiente, porque controla a quantidade de cães e gatos no município”, explicou a diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Ivaiporã, Denise Kusminski, destacando que houve investimento de R$ 75 mil no mutirão com contrapartida do município no valor de R$3,7 mil para investir em programa educacional voltado a castrações e controle de zoonoses.