CIDADES

min de leitura - #

Número de inclusões no SCPC aumenta 8,5% em Arapongas

Renan Vallim

| Edição de 31 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O número de pessoas entrando no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) por conta de dívidas não pagas aumentou em Arapongas. De acordo com dados fornecidos pela Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia), os inadimplentes inscritos aumentaram 8,5% nos primeiros sete meses de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado. Houve ainda uma queda na quantidade de pessoas que conseguiram quitar dívidas e sair do cadastro.

Imagem ilustrativa da imagem Número de inclusões no SCPC aumenta 8,5% em Arapongas

Os números apontam que, entre janeiro e julho de 2017, um total de 5.752 pessoas foram incluídas no cadastro de devedores do município. Nos mesmos meses deste ano, o número foi para 6.243, um aumento de 8,5%. Já no comparativo de pessoas saindo do SCPC, houve queda. Foram 9.746 exclusões nos sete primeiros meses de 2017, contra 8.117 em 2018, redução de 16,7%.
Ainda assim, é maior o número de exclusões do que de inclusões no cadastro. O problema é que a distância está caindo. Em 2017, esta diferença foi de 3.994 pessoas a mais saindo do que entrando no SCPC. Já em 2018, o número ficou em 1.874, uma variação de 53%.
De acordo com a gerente administrativo da Acia, Elizabeth Liberato, os números refletem o momento ruim da economia. “Esta realidade complicada já vem de algum tempo e foi agravada pela greve dos caminhoneiros. Agora, o que tem contribuído para este cenário é a incerteza política por conta da proximidade das eleições”, ressalta.
Segundo ela, o parque moveleiro da região de Arapongas, que emprega uma grande parte da cidade, foi bastante afetado pela crise. “Infelizmente, muitas pessoas foram demitidas das empresas e se encontram em uma situação financeiramente difícil, o que contribui para o aumento nas inclusões do SCPC e redução das exclusões. Temos visto muita gente entrando nesta situação que nunca havia tido seu nome vinculado ao cadastro anteriormente”, ressalta.

APUCARANA
Em Apucarana, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) não divulga os números de inclusões e exclusões, apenas os percentuais comparativos nos períodos em questão. De acordo com a entidade, as inclusões de nomes no SCPC apucaranense caíram aproximadamente 13% entre os meses de janeiro e julho deste ano, em relação ao mesmo período de 2017. As exclusões também caíram, chegando a um valor 6% menor neste ano.
Presidente da Acia de Apucarana, Jayme Leonel acredita que a diminuição das inclusões também tem ligação com a crise econômica. “As dificuldades na economia têm feito com que haja uma redução na atividade comercial como um todo. As pessoas estão mais cautelosas, comprando menos. Essa movimentação econômica menor faz com que as inclusões no SCPC caiam”, diz.
Já a redução nas exclusões mostra que os consumidores estão com dificuldades em colocar as contas em dia. “Esta dificuldade é levada, principalmente, pelas taxas altas de juros praticadas no Brasil”, diz.