CIDADES

min de leitura - #

Obras contra alagamentos na PR-650 entram na reta final

Da Redação

| Edição de 03 de outubro de 2022 | Atualizado em 03 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Obras contra alagamentos na PR-650 entram na reta final

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As obras para recuperação da PR-650 entre Godoy Moreira e São João do Ivaí, no Vale do Ivaí, estão quase finalizadas. Todos os segmentos estão com a pavimentação concluída e liberados para o tráfego. A rodovia é a principal ligação de Godoy Moreira com o restante do Estado. O trecho, com 33 quilômetros de extensão, era um ponto crítico de alagamentos causados pela elevação de águas fluviais que cercam a via, principalmente em dias de chuva.

“Esta obra representa uma meta social cumprida pelo Governo do Paraná. Alguns trechos chegavam a ficar totalmente obstruídos por causa da chuva”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti. “A população de uma cidade inteira ficava ilhada e isso nunca mais irá acontecer. A solução deste problema é motivo de orgulho para a população do Vale do Ivaí e de Godoy Moreira”.

Foram executados pelo DER/PR uma nova ponte com maior elevação sobre o Rio Bananeira, além de correção de outros cinco segmentos críticos, que receberam a elevação do nível do pavimento (conhecido como greide) para deixar a pista sem riscos de alagamento. O investimento é de R$ 15.553.888,05, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo o diretor-geral do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, restam apenas detalhes para finalizar tudo, como a implementação de mais alguns dispositivos de drenagem, o plantio de grama nos espaços laterais e a pintura da sinalização horizontal. “Se compararmos a rodovia de antes com a atual, realmente é impressionante a transformação. Ao todo, foram 3,4 quilômetros de serviços executados, que fazem parte de um pacote de projetos que fizemos na PR-650 para acabar com os alagamentos”, afirma.

A obra integra um projeto do Governo do Estado para resolver o problema da região. No mesmo trecho já foram executadas outras duas obras: uma nova ponte sobre o Rio da Bulha e a correção do greide na localidade conhecida como Água do Sapo.

OBRA – O projeto incluiu serviços em seis segmentos diferentes. Sobre o Rio Bananeiras, a antiga ponte foi substituída por uma nova. Nos encontros de águas fluviais conhecidos como Água da Anta e Água das Antas foram executadas novas galerias de concreto e correção de greide. Já o trecho de Água Paraguaia, além da elevação do nível, também recebeu uma correção da pista visando a segurança dos motoristas.

Na Água do Mangueirão foram realizados serviços para lidar com enchentes e corrigida a geometria de uma curva, mantendo o restante do traçado da pista. Por fim, no trecho de Água do Chalé, foi feita apenas elevação de nível, sem mudanças no traçado.