CIDADES

min de leitura - #

ONG de Arapongas corre risco de fechar as portas em 2017

Renan Vallim

| Edição de 22 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A organização não-governamental (ONG) Arte & Vida, de Arapongas, corre sério risco de fechar as portas em 2017. Com previsão de captação de recursos abaixo das expectativas para 2017, a entidade, que atua na oferta de atividades culturais para crianças e adolescentes no contraturno escolar, não consegue custear as aulas e oficinas. A instituição tem como fonte de recursos as doações de empresas e pessoas físicas, além de incentivos governamentais.

Imagem ilustrativa da imagem ONG de Arapongas corre risco de fechar as portas em 2017

De acordo com Marcelo Emygdio dos Santos, coordenador executivo de Captação da ONG, a entidade já ligou o sinal de alerta para o próximo ano.
“A verba destinada à ONG através de leis de incentivo ainda não veio. No entanto, pelo nosso contato com empresas parceiras, é possível crer que será muito difícil alcançar as cifras necessárias para manter os projetos, ficando inviável manter a ONG”, afirma.
A ONG Arte & Vida funciona em Arapongas há 11 anos. São ofertadas gratuitamente oficinas de balé clássico, caratê e música instrumental. Há ainda oficinas de circo e capoeira sendo reformuladas. A Arte & Vida mantém ainda dois grupos artísticos nas áreas de artes circenses e de música instrumental, contando inclusive com uma orquestra própria.
As despesas da organização giram em torno de R$ 8 mil por mês, incluindo aluguel de sede, contas como água, luz e telefone, além do pagamento dos funcionários. Atualmente são sete funcionários, entre professores, cargos administrativos e outros, para atender em torno de 80 crianças. De acordo com Marcelo, a lista de candidatos para as aulas de 2017 já é expressiva.
“Estamos elaborando novas formas de arrecadação. Começamos a desenvolver doações de pessoas físicas, através de um convênio com a Copel. A doação é acrescida à tarifa de luz para aqueles que querem ajudar. Também estamos buscando créditos através da Nota Paraná, mas essa modalidade ainda não atingiu o efeito esperado”, diz.
Para quem se interessar em doar para a ONG, Marcelo pede que entre em contato com a direção da Arte & Vida através do site (www.arteevida.org.br), pela página do Facebook (facebook.com/arteevida.org.br) e também pelo telefone (43) 99837 6434. O número também aceita conversas no WhatsApp.