A organização não-governamental (ONG) Arte & Vida, de Arapongas, corre sério risco de fechar as portas em 2017. Com previsão de captação de recursos abaixo das expectativas para 2017, a entidade, que atua na oferta de atividades culturais para crianças e adolescentes no contraturno escolar, não consegue custear as aulas e oficinas. A instituição tem como fonte de recursos as doações de empresas e pessoas físicas, além de incentivos governamentais.
De acordo com Marcelo Emygdio dos Santos, coordenador executivo de Captação da ONG, a entidade já ligou o sinal de alerta para o próximo ano.
“A verba destinada à ONG através de leis de incentivo ainda não veio. No entanto, pelo nosso contato com empresas parceiras, é possível crer que será muito difícil alcançar as cifras necessárias para manter os projetos, ficando inviável manter a ONG”, afirma.
A ONG Arte & Vida funciona em Arapongas há 11 anos. São ofertadas gratuitamente oficinas de balé clássico, caratê e música instrumental. Há ainda oficinas de circo e capoeira sendo reformuladas. A Arte & Vida mantém ainda dois grupos artísticos nas áreas de artes circenses e de música instrumental, contando inclusive com uma orquestra própria.
As despesas da organização giram em torno de R$ 8 mil por mês, incluindo aluguel de sede, contas como água, luz e telefone, além do pagamento dos funcionários. Atualmente são sete funcionários, entre professores, cargos administrativos e outros, para atender em torno de 80 crianças. De acordo com Marcelo, a lista de candidatos para as aulas de 2017 já é expressiva.
“Estamos elaborando novas formas de arrecadação. Começamos a desenvolver doações de pessoas físicas, através de um convênio com a Copel. A doação é acrescida à tarifa de luz para aqueles que querem ajudar. Também estamos buscando créditos através da Nota Paraná, mas essa modalidade ainda não atingiu o efeito esperado”, diz.
Para quem se interessar em doar para a ONG, Marcelo pede que entre em contato com a direção da Arte & Vida através do site (www.arteevida.org.br), pela página do Facebook (facebook.com/arteevida.org.br) e também pelo telefone (43) 99837 6434. O número também aceita conversas no WhatsApp.