CIDADES

min de leitura - #

Orçada em R$ 2 milhões, reforma da Catedral tem início em Apucarana

Da Redação

| Edição de 31 de agosto de 2022 | Atualizado em 31 de agosto de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quem passa pela Praça Rui Barbosa, no centro de Apucarana, já pode observar o início das obras de reforma da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Uma empreiteira contratada pela Diocese iniciou o trabalho, que deve se estender até o próximo ano. O investimento total pode chegar a R$ 2 milhões, incluindo o projeto de instalação de um sistema de ar-condicionado na igreja, que ainda está sendo avaliado. 

O padre José Roberto Rezende, cura da Catedral, explica que os operários iniciaram nas últimas semanas a limpeza da parte externa, preparando o início da pintura. Foram usados produtos para retirada de fungos e também realizada a ancoragem para a instalação dos andaimes para a obra. 

Durante esse processo inicial, explica o padre, percebeu-se a necessidade de refazer o reboco em várias partes da construção, o que deve atrasar o cronograma inicial. A reforma prevê uma pintura completa da Catedral, além da substituição de rufos, calhas e condutores. As “pingadeiras” também precisarão ser refeitas. 

Na parte externa, a obra contará ainda com melhorias de acessibilidade. Atualmente, há um acesso destinado às pessoas com deficiência apenas em uma das laterais e, com a revitalização, essa estrutura será levada para a outra lateral e para a escadaria principal. Além disso, um novo sistema de iluminação na parte externa será instalado. 

“Esta será a segunda pintura completa da igreja. A primeira ocorreu há 25 anos”, lembra o padre Rezende. Ele afirma que o desafio agora é encontrar uma cor parecida com a atual. “Temos duas ou três sugestões em análise. Queremos aproximar ao máximo da tonalidade atual, mas, certamente, as pessoas vão perceber uma grande diferença no visual da igreja”, afirma. 

Além da parte externa, o projeto prevê melhorias no acesso à cripta na parte interna. “Dentro da igreja essa será a única intervenção”, cita. A questão do ar-condicionado está sendo discutida e a intenção é garantir essa melhoria também já neste momento. No entanto, isso ainda depende de alguns estudos e de recursos financeiros. A Catedral não tem um prazo de conclusão para a revitalização, mas isso não deve ocorrer antes do próximo ano. 

CAMPANHA

O padre Rezende lembra que a construção da igreja, no início da formação do município, ocorreu graças às doações dos pioneiros. A campanha do café ficou famosa pela grande adesão dos moradores. Agora, não será diferente.  A Catedral colocou à disposição das pessoas que querem ajudar duas modalidades de carnês com 12 parcelas. Há também a opção de depósito em conta corrente (agência 4.374 do Sicoob, número 34.882) ou pelo PIX da Mitra Diocesana, utilizando a chave número de celular 43-99926-0980.