CIDADES

min de leitura - #

Painel de mosaico comemora 60 anos da paróquia Bom Jesus de Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 07 de junho de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O altar da Paróquia Bom Jesus, em Ivaiporã, está cercado por andaimes e minúsculos pedaços de cerâmica, vidro, mármore e outros materiais que, colocados um a um, estão formando um mosaico para celebrar os 60 anos da igreja.

Imagem ilustrativa da imagem Painel de mosaico comemora 60 anos  da paróquia Bom Jesus de Ivaiporã

O painel 6 por 7 metros tem como tema “Cristo Glorioso” e é produzido com milhares de peças. O projeto utiliza técnica do mosaico e começou a ser produzido há um ano e meio no ateliê dos artistas Sérgio Ceron e Inês Grisotto, em Curitiba. A dupla tem obras em diversas igrejas do país, Itália e Romênia. A previsão é que o trabalho esteja pronto dentro de 30 dias.

Para a produção do painel, os artistas se utilizam de pedaços de pastilha de vidro, mármore, cerâmica e granito. De acordo com a artista plástica Inês Grisotto a parte mais difícil do projeto é encontrar os materiais que compõe o painel. “Já que a maior parte do material vem de outros países, como da Grécia, Espanha e China. No Brasil, utilizamos materiais, do Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina”, relata Inês.

Depois de selecionadas as partes e as cores, as peças são desenvolvidas no ateliê e só depois são coladas no painel que foi previamente desenhado na parede. “Após a comissão da igreja decidir o tema e aprovar o projeto, saímos em busca dos materiais que colocaremos no mosaico. Todo o material que estamos colando foi feito no ateliê. É extremamente trabalhoso, mas o resultado final é maravilhoso”, comenta Inês.

Segundo padre João Voltarelli, o novo painel Cristo Glorioso será simbolizado pela cruz. “Quando olhamos a cruz hoje, vemos apenas a paixão, a morte e o sofrimento de Cristo. Esse mosaico pretende mostrar isso, mas com quatro significados importantes. Que é a obra do Criador, a vida pública de Jesus, o terceiro aspecto é a própria paixão de Cristo e ainda a Ressurreição. É uma história de salvação, desde a criação até a redenção do mundo. Por fim, ainda tem o aspecto da vida em Igreja, que agora continua e está presente também nos evangelhos”, explica Voltarelli. A previsão é que a obra seja concluída no primeiro semestre de julho.

Há quatro anos a mesma equipe produziu no sacrário da paróquia de Ivaiporã, a obra intitulada Arca da Aliança que é uma leitura temática que parte do antigo testamento para o novo. Os recursos utilizados para a construção do painel são graças ao dizimo dos fiéis e algumas ofertas espontâneas.