CIDADES

min de leitura - #

Palestra do CAPS AD discute prevenção do suicídio

Da Redação

| Edição de 09 de setembro de 2022 | Atualizado em 09 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Palestra do CAPS AD discute 
prevenção do suicídio

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Voltada a pacientes e familiares, o CAPS AD de Apucarana promoveu nesta sexta-feira (9) uma palestra com o tema prevenção ao suicídio, ministrada pela psicóloga Mariane Curty. A ação, que também foi marcada por um momento de confraternização, é realizada dentro da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. “A população de Apucarana tem uma equipe multidisciplinar no CAPS AD que, entre outros serviços, desenvolve um trabalho de prevenção ao suicídio com seus pacientes. São psiquiatras, psicólogo, enfermeiro, técnicos de enfermagem, assistente social e pedagogos”, informa o coordenador do CAPS AD, Amós Antunes.

Marilândia inicia inscrições para o Castramóvel

A prefeitura de Marilândia do Sul abriu cadastro para o Castramóvel.  As vagas são limitadas e, para receber o benefício da castração do pet, o tutor deve ter o Cadastro único ou ser aposentado com até 2 salários mínimos. As inscrições devem ser feitas no prédio da Prefeitura Municipal na sala da Nota do produtor. No ano passado, o projeto castrou mais de 90 animais incluindo cães e gatos, e em 2022 a expectativa que 100 animais sejam castrados. O veterinário Silvio Carvalho fala sobre os benefícios do programa. “Com o castramóvel no ano passado evitamos o aumento no número de animais de rua que são um problema. Nós temos também um projeto chamado “Nossos Cães” onde a Prefeitura custeia a castração de cachorros de rua. Através do programa, 75 cães já foram castrados, e o mais legal é que 70% desses animais foram adotados”, comenta.

Festival gastronômico de Arapongas segue até domingo

Arapongas está recebendo o 7º Festival Gastronômico – evento que reúne 25 restaurantes instalados na Estação Cultural Milene – Feira da Lua. Neste sábado e domingo, o atendimento ao público começa às 11 horas e segue até às 23 horas. O festival também reúne atrações musicais. A programação deste sábado traz  Rick Neves ; Dani Paucic e Adrian França. Já no domingo,  sobem ao palco Dani Paucic; Serginho; Pedro Victor e show de encerramento com Andressa Viana.

16ª RS de Apucarana discute captações de órgãos

A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana promove na próxima terça-feira (13), no Cine Teatro Fênix, um dia de sensibilização para doação de órgãos e tecidos. Com participação dos hospitais da Providência, de Apucarana, e Honpar, de Arapongas - que são as unidades cadastradas como captadoras de órgãos na área da regional -, o evento visa incentivar a conscientização para importância da doação e o papel dos trabalhadores de saúde no processo de captação. Voltado para profissionais de saúde da região e estudantes, mas aberto ao público geral, o encontro acontece das 8 as 12 horas. Segundo o chefe da 16ª RS, Marcos Costa, o encontro e faz parte da programação do Setembro Verde, mês dedicado à discussão e conscientização a respeito da doação de órgãos.