CIDADES

min de leitura - #

Pandemia pode prejudicar diagnóstico de tuberculose

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Hoje (24), é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem por objetivo conscientizar sobre a doença, considerada um problema de saúde pública que também pode ter se agravado na pandemia, apesar da redução do número de novos diagnósticos. No Paraná, 2.220 pacientes foram diagnosticados com a doença no ano passado, redução de 5,8%, em comparação com 2019. 

Na região, os números de casos também caíram. Nos 16 municípios da 22ª Regional da Saúde de Ivaiporã foram notificados 24 casos de tuberculose em 2020, que corresponde a uma redução de 9% em comparação a 2019. Dois óbitos foram registrados. Já na área da 16ª RS de Apucarana, a queda foi de 4,5%. Foram 63 novos pacientes em 2020 contra 66 no ano anterior. 
Para a coordenadora regional do programa de controle da tuberculoses da sessão epidemiológica da 22ª RS, enfermeira Vívia Espadas,  essa redução está relacionada à diminuição da testagem dos diagnósticos da tuberculose.
“Dos 16 municípios pertencentes a nossa regional, cinco deles foram silenciosos em 2020, ou seja, foram municípios que não testaram nenhum paciente pensando no diagnóstico da tuberculose”, relata.
A transmissão da tuberculose se dá através de via aéreas durante a fala, espirro ou tosse. A doença tem sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, o que exige atenção redobrada dos profissionais no atendimento. 
A enfermeira alerta aos profissionais de saúde da região a se atentarem às orientações da Sesa e da 22ª RS. “Se há tosse persistente, febre e cansaço e o paciente testou negativo para Covid, pode ser tuberculose. Então, é importante a gente pensar que a tuberculose ainda existe e, se não diagnosticada e tratada, pode matar”, alerta Vívia.