CIDADES

min de leitura - #

Para despertar os sentidos: Apae reabre jardim sensorial

Fernando Klein

| Edição de 25 de agosto de 2022 | Atualizado em 25 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Para despertar os sentidos: Apae reabre jardim sensorial

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dentro das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Apucarana, reinaugurou ontem o jardim sensorial da instituição. Criado em 2010, o espaço foi totalmente revitalizado e tem como objetivo despertar os cinco sentidos (visão, tato, olfato, paladar e audição) nos alunos. 

A diretora da Apae, Izabel Ortega, explica que o jardim sensorial permaneceu desativado durante a pandemia de covid-19 e, assim, precisou passar por uma completa reestruturação. O espaço reúne plantas, flores, ervas aromáticas e texturas diversas para estimular todos os sentidos. “Quando retomamos as aulas presenciais, o jardim sensorial estava sem condições de uso e, por isso, decidimos revitalizá-lo”, comenta.

Izabel explica que o trabalho foi realizado por alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos) da Apae, com apoio de professores e funcionários. “Os alunos plantaram, pintaram e se envolveram na revitalização. Eles traziam mudinhas de plantas de casa e ajudaram a reconstruir esse espaço com muita alegria e empolgação”, conta.

O presidente da Apae, Luiz Fernando Frias, destaca o “mutirão” de toda a Apae para a revitalização do jardim sensorial. “Neste espaço, as crianças conseguem obter diferentes sensações, desde o paladar ao comer uma fruta ou o olfato ao sentir o cheiro de uma planta. É um lugar especialmente criado para despertar os sentidos, que nas crianças com deficiência não são tão aguçados”, observa. 

O empresário Armando Boscardin, que financiou a construção do jardim sensorial em 2010, participou da solenidade nesta quinta-feira e destacou a importância da Apae para Apucarana. “É uma satisfação colaborar com a Apae, que faz um trabalho maravilhoso na cidade”, diz.

A Apae de Apucarana foi fundada em 1966 pela pioneira Palmyra Menegazzo, mãe de dois filhos com deficiência. A sede atual foi inaugurada em 2007. Atualmente, a associação tem 442 alunos, sendo 198 do EJA e os demais da educação infantil e fundamental. 

CÃO AMIGO

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) esteve presente na comemoração com projeto “Cão Amigo”. A iniciativa consiste no emprego do cão “Deppy” para a realização de atividades de terapia assistida, visando o desenvolvimento e o bem-estar dos alunos. 

A comemoração também contou com participação da fanfarra da Apae, entre outras atividades. (FERNANDO KLEIN)