CIDADES

min de leitura - #

Paraná pode desobrigar máscara em ambientes fechados nesta semana

Da Redação

| Edição de 28 de março de 2022 | Atualizado em 28 de março de 2022
Imagem descritiva da notícia Paraná pode desobrigar máscara em ambientes fechados nesta semana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de liberar a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre – medida adotada desde o último dia 16 –, o Paraná pode flexibilizar o uso do equipamento de proteção ainda nesta semana. A afirmação foi adiantada ontem pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista à RPC. A expectativa é que o decreto seja publicado após avaliação de um novo ciclo de avaliação dos números da pandemia no Estado.

“A tendência é liberar em ambientes fechados nessa semana sim. Estamos fechando os números porque a queda de casos novos continua, não de maneira tão importante como estava, mas continua”, afirma Beto Preto.

O secretário destacou, entretanto, que a flexibilização não significa que as pessoas precisem deixar de usar máscara. “É uma questão de consciência”, afirma.

A flexibilização, assim como ocorreu nos ambientes abertos, não será indiscriminada. “Chama muita atenção a questão do transporte coletivo, municipal e intermunicipal e interestadual, ainda estudamos uma possibilidade, e as grandes aglomerações”, explicou.

O secretário também reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19. Ele citou os paranaenses com vacina atrasada e que o esquema deve ser completado para garantir proteção e para que o vírus possa ser melhor combatido.

Segundo um levantamento divulgado na última sexta-feira pela Sesa, a taxa de reprodução eficaz, ou Rt - que mede o número médio de contágios causados por cada pessoa infectada - o Paraná está com 0,92, o que significa que 100 pessoas contaminadas pelo vírus Sars-CoV-2 transmitem, em média, para 92 novas pessoas. No pico da Ômicron, em 13 de janeiro, o Paraná atingiu o maior RT desde o início da pandemia, com 1,92.