CIDADES

min de leitura - #

Paraná vai enviar mil alunos em intercâmbio internacional

Agencia Estadual de Notícias

| Edição de 20 de novembro de 2023 | Atualizado em 20 de novembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Paraná vai enviar mil alunos em intercâmbio internacional

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mil estudantes paranaenses da rede estadual vão conhecer cinco destinos ao redor do mundo: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. O governador Carlos Massa Ratinho Junior se encontrou nesta ontem, no Teatro Guaíra, com os mil alunos da rede pública estadual que vão participar do programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo, do Governo do Estado. Eles participam, ao longo do dia, da orientação pré-embarque que prepara os intercambistas para a viagem que acontece no início de 2024.

O Ganhando o Mundo abrange escolas de todo o Paraná, das maiores às menores cidades. Esta é a quarta e maior edição, até o momento, do programa iniciado em 2022. Naquele ano, 100 estudantes passaram o primeiro semestre letivo no Canadá e outros 100 foram estudar na Nova Zelândia no segundo semestre. Neste segundo semestre de 2023, 40 alunos da rede estadual estão fazendo o intercâmbio na França, retornando em dezembro. 

Ratinho Junior destacou que mais do que aprender uma nova língua, o programa dá a oportunidade aos alunos paranaenses de ter contato com uma nova cultura e com experiências que podem ser replicadas em suas escolas e cidades no futuro. “Esses mil estudantes representam os mais de um milhão de alunos da nossa rede estadual. É uma experiência de vida que poucos têm a oportunidade de ter e que vai ajudar o Paraná e o Brasil a se tornarem primeiro mundo”, afirmou. 

“Eles vão conhecer um país de primeiro mundo, estudar em um país de primeiro mundo, aprender uma segunda língua”, disse o governador. “É um preparatório para quando forem adultos. É um grande investimento que toda a sociedade do Paraná faz nesses jovens, preparando as lideranças do futuro”. 

A Secretaria de Estado da Educação está investindo R$ 81,2 milhões nesta etapa, para cobrir todos os custos do intercâmbio. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais no período do intercâmbio.

“Investir em educação é investir em pessoas, nos nossos alunos. São mais mil estudantes das escolas públicas do Paraná que terão a possibilidade de conhecer uma nova cultura e a educação do primeiro mundo”, salientou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

REGIÃO

Entre os estudantes que vão conhecer o mundo estão 29 alunos de escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana. A maioria deles – 18 – vai embarcar para o Canadá, mas o programa também vai levar 2 alunos para os Estados Unidos, 6 para a Austrália e 3 para Nova Zelândia.