Projeto visa melhorar sistema de contratação das empresas associadas à Acia | Foto: Sérgio Rodrigo ArquivoUma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e a Faculdade Apucarana (FAP) vai permitir que associados selecionem melhor seu pessoal. Trata-se de um acompanhamento especializado para que as empresas contratem colaboradores com o perfil mais próximo possível do tipo de vaga que disponibilizam, de forma a obter melhor rendimento e reduzir a rotatividade no quadro de pessoal.
“É uma iniciativa que envolve os estudantes da FAP, que precisam cumprir as suas horas de estágio”, afirma Audrey Ventura de Azevedo, professora da FAP, psicóloga e especialista em gestão de pessoas.
Os alunos são todos do quinto ano da área de Psicologia. Neste mês, foram definidos os últimos detalhes do programa com o presidente da Acia, Júnior Serea. Uma das possibilidades destacadas é a redução da rotatividade nas empresas. “De fato, há uma rotatividade grande em muitas empresas de Apucarana, devido muitas vezes ao desinteresse, à falta da preparo, de afinidade com o ambiente de trabalho etc”, acrescenta Audrey.
O grupo ofereceu algumas propostas que podem reduzir esta rotatividade, ressaltando que a Psicologia Organizacional ocupa-se do ambiente das empresas. Entre outras coisas, o grupo sugere um processo de recrutamento mais específico para cada cargo e a estruturação do processo seletivo. “Normalmente, quem faz a entrevista é o proprietário da empresa ou o gerente, que muitas vezes não dispõem das ferramentas apropriadas para avaliar o perfil dos candidatos”, salienta Audrey.
Como a parceria já está formalizada, o grupo estará na Acia toda segunda-feira, das 17h às 18h30, tirando dúvidas dos representantes das empresas, em um trabalho totalmente gratuito.
“O grupo já desenvolve essas ações há algum tempo em algumas empresas e já percebemos uma redução significativa da rotatividade. Além de atuar no processo de seleção, indicando o funcionário com o perfil esperado, existe também um trabalho de acompanhamento do candidato na empresa nos três primeiros meses. Há ainda o treinamento, que vale para os novatos e também para aqueles que estão na empresa há mais tempo”, finaliza Audrey.