CIDADES

min de leitura - #

Patrulha escolar da GCM terá reforço de mais 10 viaturas

Da Redação

| Edição de 20 de abril de 2023 | Atualizado em 20 de abril de 2023
Imagem descritiva da notícia Patrulha escolar da GCM terá reforço de mais 10 viaturas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em mais uma medida para reforçar a segurança nas escolas, o prefeito Junior da Femac anunciou nesta quinta-feira a compra de 10 veículos para intensificar as rondas da Patrulha Escolar realizadas pela Guarda Municipal nos 60 estabelecimentos de rede municipal de educação. “Também acabamos de definir outra ação de curto e médio prazo em parceria com a Autarquia Municipal de Educação. Vamos disponibilizar para a Polícia Militar as imagens de câmeras de segurança de todas as escolas e CMEIs”, informa o prefeito Junior da Femac.

As duas ações foram anunciadas em reunião no gabinete municipal com a participação da secretária municipal de educação, Marli Fernandes; o secretário municipal da Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior; o procurador jurídico do município, Rubens de França; o comandante da Guarda Municipal, Reinaldo Andrade; e o diretor da GM, Jeferson Zanon.

De acordo com Junior da Femac, o investimento previsto no reforço a frota da Patrulha Escolar Municipal é da ordem de R$ 1,9 milhão. “Um programa amplo e permanente de segurança nas escolas requer muita técnica e planejamento e não vamos medir esforços para garantir isso aos nossos alunos”, afirma Junior da Femac.

OUTRAS MEDIDAS

O anúncio se soma a outras medidas adotadas pela administração, como  como a intensificação das rondas nas unidades escolares, capacitação ministrada pelo 10º Batalhão de Polícia Militar promoveram sobre segurança escolar aos diretores e professores das sessenta unidades.

Prefeitura de Marilândia do Sul prepara plano de contingência

Várias prefeituras da região estão estudando medidas para prevenir a violência nas escolas. Em Marilândia do Sul, o prefeito Aquiles Takeda, se reuniu com diversos órgãospara o planejamento do plano de contingência que será adotado pelo município.

“Estamos na fase final da montagem do nosso plano de contingência e quero dizer que medidas de segurança serão tomadas em Marilândia do Sul, pensando sempre dentro da realidade do nosso município. Fizemos muitos estudos para elaboração das medidas, para que possamos aumentar a segurança sem gerar um ambiente pesado para nossos alunos” disse.

A administração já está fazendo cotação das medidas de segurança para saber o valor estimado e eficiência de cada item pensado.

A administração já está fazendo cotação das medidas de segurança para saber o valor estimado e eficiência de cada item pensado.“Já temos câmeras nas escolas, mas estamos estudando ampliação da cobertura, também estudamos a questão dos muros para melhorar a segurança de forma que as escolas não fiquem fechadas e o botão do pânico, além de detector de metais e o aumento do patrulhamento nas escolas”, comenta o prefeito Aquiles Takeda, acrescentando que o município tem um dos menores índices de violência na região.