Denúncias anônimas resultaram na apreensão de quase 10 quilos de maconha, comprimidos de ecstasy, cocaína e crack, na madrugada de ontem em Apucarana. No total, cinco jovens foram presos por tráfico de drogas, em três ocorrências distintas.
A primeira situação foi registrada em uma casa no Núcleo Habitacional da Fraternidade. Durante buscas a polícia encontrou 9,9 quilos de maconha, dinheiro trocado, balança de precisão e embalagens para comercialização.
Mais tarde na Avenida Carlos Schmidt, outros dois rapazes foram flagrados com nove comprimidos de ecstasy. Com eles a PM ainda encontrou R$ 550 em dinheiro, supostamente arrecadado com a venda da droga sintética.
O quinto suspeito foi encontrado em uma casa Rua Luiz Montanari, no Distrito do Pirapó. No local foram encontrados 31,4 gramas de cocaína, 98 pedras de crack, balança de precisão e pinos vazios.
"Todas as três situações foram resultado de denúncias anônimas", informou o capitão Vilson Laurentino da Silva, do setor de relações públicas do 10º BPM.
BALANÇO
As ocorrências vão engrossar os índices relacionados ao tráfico de drogas no município. Conforme balanço do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), de janeiro a setembro deste ano 191 pessoas foram presas contra 120 do mesmo período do ano passado. Até o mês passado a PM apreendeu 122 kg de maconha contra 15 kg, um crescimento de 713%. Também houve aumento nas apreensões de crack (104%), cocaína (398%), ecstasy (191%) e LSD (9.300%).
De acordo com o capitão, o relatório de apreensões serve como base para desenvolvimento de estratégias de combate ao tráfico de drogas.
"O combate ao tráfico é muito importante para a segurança da comunidade. Por isso o batalhão está atuando com base em dados científicos que norteiam as ações da corporação. O resultado está sendo muito positivo com aumento das apreensões e prisões", assinala o capitão.
Silva reforça que as denúncias anônimas também auxiliam muito no combate ao tráfico e pede para que a população continue colaborando com informações.