CIDADES

min de leitura - #

PM de Apucarana incentiva uso de APP

FERNANDA NEME APUCARANA

| Edição de 13 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana está incentivando a população da região a aderir ao ‘APP 190 – Emergência Paraná’. O aplicativo funciona em tabletes e celulares no sistema Android e IOS e é uma aposta da corporação para agilizar o atendimento à comunidade com acréscimo que a tecnologia disponibiliza. 

Em Curitiba e região metropolitana o serviço já estava apto desde outubro passado. Ontem, o aplicativo foi lançado oficialmente na área do 10º BPM, em um encontro de trabalho com responsáveis pelos destacamentos da área do batalhão e uma coletiva à imprensa. “Esse aplicativo agiliza o atendimento da ocorrência porque já entra no sistema”, explica o comandante da unidade major Roberto Cardoso. 
Por meio desta ferramenta, segundo o comandante, uma pessoa com deficiência fonoaudiológica consegue interagir com a Polícia Militar, sem precisar de uma terceira pessoa para intermediar. “Além disso, qualquer pessoa que tiver um smartphone poderá usar o aplicativo, repassar informações e interagir com a equipe responsável pelo APP. Todas as cidades do Paraná estarão cobertas pelo aplicativo, que tem a central principal em Curitiba”, reforça Cardoso, que destaca que o aplicativo traz avanços importantes para o trabalho policial. “Pelo aplicativo, a população poderá mandar com facilidade áudios, anexar fotos e vídeos”, destaca.
O atendimento telefônico pelo 190, de acordo com o comandante, ainda continua em vigor. “Quando o sistema estiver totalmente funcionando, as ligações serão todas direcionadas para a central de Curitiba e eles enviarão as ocorrências para a gente. Como um sistema de call center 
Segundo dados da PM do Paraná, o desde o início do funcionamento do aplicativo no sistema Android, em outubro do ano passado, até o dia 2 de fevereiro último, foram registradas pela ferramenta 1.429 ocorrências. Deste total, 1.092 foi por perturbação do trabalho ou sossego alheio; 59 pediram abordagem de suspeitos, seguido por lesão corporal/violência doméstica (49).  

COMO FUNCIONA
A ferramenta foi idealizada pela PM e o projeto recebeu apoio técnico da Celepar, em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) e da Diretoria de Pessoal da Corporação.
Após baixar o aplicativo, o usuário fará um cadastro rápido no portal Governo Digital, com informações pessoais (nome completo, RG, CPF, e-mail) e a partir daí será criado um perfil que armazenará todo o histórico de solicitações e atividades.