As delegacias de Apucarana, Arapongas, Faxinal e Ivaiporã vão atender somente flagrantes hoje. O atendimento parcial também ocorreu ontem nas unidades que aderiram o “Alerta 2”, convocado pelo Sinclapol e pelo Sindipol. Durante a paralisação de dois dias, os policiais são chamados a devolver os coletes balísticos vencidos e não realizar mais operações policiais enquanto novos equipamentos não forem enviados.
De acordo com o presidente do Sinclapol, de Curitiba, André Luiz Gutierrez, cerca de 80% dos coletes estão vencidos e serão entregues à Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil (DIE), em Curitiba. Além disso, Gutierrez comenta que a paralisação também tem por objetivo chamar a atenção para a falta de estrutura material e de pessoal, além da necessidade de abertura de concurso para escrivães, aprovação do Novo estatuto e promoção e progressão atrasadas.
A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp) informou, em nota, que causou surpresa a paralisação tendo em vista que na semana passada, depois do primeiro protesto, uma comissão foi recebida, apresentando todas as reivindicações.
A nota frisa ainda que foi apresentado ao Sinclapol o cronograma de retirada de presos das delegacias e que está em andamento também o processo de compra de coletes balísticos. Esta semana, inclusive, foi finalizada uma licitação para a aquisição de oito mil coletes, que deve acontecer nos próximos dias.
Já sobre a retirada dos presos, as 14 de obras de construção e ampliação de unidades prisionais já foram iniciadas e devem abrir quase 7 mil novas vagas. Paralelamente a isso, o sistema penitenciário tem absorvido, semanalmente, presos das delegacias. Ontem, por exemplo, a carceragem do 5º Distrito Policial de Londrina foi esvaziada.
Quanto aos pleitos de cunho salarial, que terão um reflexo orçamentário, têm que de ser tratados com outras secretarias do governo.