CIDADES

min de leitura - #

Polícia encontra túnel na cadeia de Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 06 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma nova tentativa de fuga de presos foi descoberta, no início da manhã de ontem, pela equipe de segurança prisional da 54ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ivaiporã. A movimentação suspeita de presos já vinha sendo monitorada desde quinta-feira e por volta das 6 horas de ontem, investigadores e agentes de cadeia identificaram o buraco de aproximadamente 8 metros de extensão sendo cavado. Há duas semanas, outro túnel foi fechado na unidade.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia encontra túnel na cadeia de Ivaiporã


O túnel descoberto ontem dava acesso ao lado externo da carceragem, em uma despensa de alimentos do Grupamento do Corpo de Bombeiros, que fica ao lado da delegacia. Pelo menos 12 agentes da Seção de Operações Especiais (SOE), do Departamento de Execução Penal (Depen) de Londrina, trabalharam na contenção dos detentos, para vistoria e concretagem do túnel que seria usado na fuga. Foram utilizados quase 10 metros cúbicos de concreto usinado para a obstrução do túnel. 

Segundo o delegado Gustavo Dante, caso não tivesse ocorrido a intervenção, pelo menos 30 detentos teriam escapado. “É complicado, há tempos já estamos alertando as autoridades para tentar amenizar esse problema. Felizmente conseguimos evitar mais esta fuga, mas não sabemos até quando teremos sucesso”, relata Dante.
Durante a manhã, membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) estiveram na 54ª DRP para acompanhar a situação. “Infelizmente, com essa inércia da Secretaria de Segurança, essas tentativas de fuga vão continuar sucessivamente ou até que a carceragem afunde nesse queijo suíço que se tornou o solo da Cadeia de Ivaiporã”, reclama o presidente do Conseg, Jair Antônio Burato.
Esta foi a terceira tentativa de fuga na unidade desde o início do ano. Há duas semanas, no dia 22, os policiais encontraram um túnel de aproximadamente 18 metros de extensão, do solário da carceragem até o almoxarifado externo da delegacia, na Rua Emilio de Menezes. Em fevereiro, os detentos cavaram um túnel de aproximadamente 10 metros sob o piso da delegacia, que daria acesso à porta de entrada da 54ª DRP.
Após a primeira tentativa de fuga, a Justiça da Comarca de Ivaiporã determinou a interdição das celas a remoção dos presos provisórios para unidades adequadas, e dos presos definitivos para o sistema penitenciário, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil. Porém, o Governo recorreu em segunda instância e a liminar foi derrubada no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).
Na próxima quinta-feira (8), a partir das 18h30 no salão nobre da Prefeitura, o Conseg se reunirá com autoridades de segurança, da Justiça da Comarca e população para tentar encontrar uma solução para a carceragem.
“Hoje nós estamos com 165 presos num local com capacidade para no máximo 32 pessoas. É bom lembrar que da última vez que a cadeia teve essa mesma população ocorreu uma rebelião. Isso nos preocupa muito, e precisamos de uma solução urgente”, enfatiza Burato.