A Polícia Civil de Apucarana recuperou na madrugada de ontem, os equipamentos furtados de duas ambulâncias que estavam estacionadas na unidade do Samu, no último sábado (9) avaliados em R$ 30 mil. O suspeito do furto, apontado como morador de rua, foi detido com apoio da Polícia Militar (PM).
Segundo o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), de Apucarana Marcus Rodrigues, denúncias auxiliaram a polícia na localização do suspeito. “Diante das informações fornecidas, o investigador foi confirmar a procedência dessa denúncia recebida e no local acionou a PM para dar apoio. O suspeito prontamente confessou o furto e apontou a localização onde os objetos furtados do Samu estavam”, disse.
O material estava dentro de uma mochila, escondida ao lado da linha férrea na região da Barra Funda e, apesar das recentes chuvas, não teve o funcionamento comprometido. “Os desfibriladores são os dois equipamentos de maior valor. Eles não são a prova d’ água, mas têm resistência à umidade e estão em condições de operação”, afirmou coordenador do Samu, enfermeiro Miqueias Romagnolo.
Um oxímetro avaliado em cerca de R$ 5 mil, assim como aparelho de pressão e outros materiais menores também foram entregues ao Samu em pleno funcionamento. “Recuperamos grande parte dos materiais, restando somente um termômetro, o GPS e dois celulares”, disse Miqueias.
O diretor da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), Emídio Bachiega esteve também na delegacia para receber os equipamentos e reafirmou a disposição de melhorar a segurança para a unidade do Samu. “Graças ao brilhante trabalho conjunto das polícias que priorizaram o caso, nós recuperamos equipamentos que são importantíssimos no suporte à vida da população e já estamos orçando licitações ou até podemos dispensar o procedimento para podermos aumentar a altura do muro, além de ampliar a parte de alvenaria do prédio e reforçar os portões ”, ressalta Bachiega.
O detido, identificado como José Pereira da Silva Neto, de 37 anos, inicialmente deu o nome de um irmão para tentar despistar a polícia. “A identidade que ele apresentou não tinha antecedentes da prática de crimes e tivemos uma certa desconfiança sobre essa questão”, disse o delegado.
O delegado agradeceu as denúncias que ajudaram nas investigações e recuperação dos equipamentos. “A denúncia é um instrumento importantíssimo da sociedade e todas elas são verificadas, seja pela Polícia Civil ou Polícia Militar, para agir e elucidar os casos”, conclui o delegado.