CIDADES

min de leitura - #

Polícia vai ganhar 6 fuzis comprados pela comunidade

Ivan Maldonado

| Edição de 09 de março de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã passarão a utilizar fuzis nas ocorrências. O novo armamento é uma doação da população da região através do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) e do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). São seis armamentos, que já foram solicitados junto ao fabricante, e darão suporte à polícia em ações contra assaltantes e no combate de quadrilhas de explosões de caixas eletrônicos, que sempre agem fortemente armadas.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia vai ganhar 6 fuzis comprados pela comunidade

No total cinco fuzis estão sendo doados para a 6ª CIPM pelos Consegs de Ivaiporã (2 fuzis), Borrazópolis, Faxinal e Lidianópolis. Para a 54ª DRP, a doação do armamento está sendo feita por meio do Comad de Ivaiporã.

Segundo Jair Burato, presidente do Conseg de Ivaiporã, a comunidade entendeu que nos últimos anos a criminalidade ficou mais violenta na região, com marginais mais ousados e fortemente armados. Como exemplo, ele cita o assalto com reféns em Borrazópolis, no ano passado, e recentemente em Rio Branco do Ivaí.

“A polícia necessita de um armamento mais compatível para enfrentar esses criminosos e, por isso, encampamos a ideia de fornecer os fuzis. Os assaltantes têm usado esse tipo de armamento e o combate da polícia tem que ter no mínimo, poderio de fogo melhor ou igual", destaca Burato.

De acordo com Élio Boing, subcomandante da 6ªCIPM, os cinco armamentos se somam a um fuzil que já é utilizado pelos policiais. “O objetivo é que haja um enfrentamento mais seguro para o nosso policial. É evidente que não basta só armamentos, mas também estamos adotando protocolos e treinamento específicos em relação a essa nova modalidade criminosa” comenta Boing.

Ainda segundo Boing, cada fuzil 5.56, da Imbel, vai custar cerca de R$ 8 mil. “O equipamento dá maior capacidade de acertar o alvo a longa distância e pode ser utilizado também como uma metralhadora com tiros repetitivos”, assinala Boing.

De acordo com o Capitão Élio Boing, para que os armamentos fossem adquiridos foi necessária a autorização do Exército Brasileiro. “É um processo demorado que iniciamos agosto do ano passado. Em janeiro, fizemos o pagamento das armas. Como a fábrica tem um tempo para a produção, provavelmente receberemos os fuzis no mês que vem”, completa Élio Boing.

O delegado da 54ª DRP, Gustavo Dante destacou apoio da população. “Isso mostra a boa relação da polícia com a população. É um incentivo e nossa contrapartida é oferecer segurança de qualidade a toda à população”, completa Dante.