CIDADES

min de leitura - #

Prédio da RFFSA vai abrigar museu de Arapongas

Da Redação

| Edição de 30 de março de 2022 | Atualizado em 29 de março de 2022
Barracão será revitalizado para receber acervo do museu
Barracão será revitalizado para receber acervo do museu

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas vai iniciar nos próximos dias a revitalização do antigo prédio pertencente à Rede Ferroviária Federal (RFFSA), localizado ao lado da antiga ferroviária, para onde será transferido o Museu de Arte e História de Arapongas (Mahra). 

O prédio também serviu, na década de 70, para uma distribuidora de cimento e, mais recentemente, foi cedido para a instalação de uma lanchonete. “Como o prédio voltou para o município, o prefeito Sérgio Onofre determinou a reforma completa para a concretização de um projeto que vem do mandato passado: transferir o Mahra para aquele local. Assim, ele ficará ao lado da Secretaria Municipal de Cultura e da Estação Cultural Milene e próximo também do Cine Teatro Mauá e da própria Biblioteca Pública Municipal e do Teatro Vianinha, ou seja, os equipamentos culturais ficarão concentrados todos naquela região da cidade”, afirma o vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani.

O engenheiro Ricardo Koike, também da Secretaria de Obras, destaca que a reforma vai compreender revisão elétrica e hidráulica, reparo em infiltrações, pintura completa e outras melhorias. O espaço, que tem cerca de 600 metros quadrados, também deverá contar com uma sala de projeção. 

Atualmente, o Mahra funciona no prédio histórico, na Avenida Arapongas, que durante muitos anos sediou a Prefeitura. O prefeito Sérgio Onofre já determinou que, tão logo o Mahra seja transferido, esse prédio também receba as melhorias necessárias e passe a abrigar a Secretaria Municipal de Educação, hoje sediada em um imóvel alugado.