A Prefeitura de Rosário do Ivaí assumiu a gestão do Hospital Santa Casa que agora passa a ser Hospital Municipal. A unidade de saúde era mantida pela Mitra Diocesana de Guarapuava, que segundo o prefeito Ilton Shiguemi Kuroda (PSD), aceitou firmar um acordo amigável de desapropriação, com contrapartida de R$ 300 mil do município. Agora, o objetivo da nova administração é que a unidade se torne referência no atendimento em saúde da região.
Com a aquisição do hospital, a prefeitura planeja novos investimentos. Na segunda-feira (4), Kuroda segue para Curitiba em busca de recursos para reformar o prédio que já recebeu mobiliários novos, como camas, mesas e sofás. A previsão é que todos os serviços de saúde sejam centralizados no prédio futuramente, com a instalação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e de um Centro Municipal de Saúde.
“O hospital foi construído em 1981 por meio de doações da comunidade que até ajudou trabalhando no hospital. Isso é resultado do suor da população de Rosário do Ivaí, que infelizmente algumas pessoas que passaram pela diretoria deixaram a míngua, chegando uma dívida de R$ 1,2 milhão”, disse o prefeito, informando que município arcará com a dívida, que segundo ele é da Mitra Diocesana.
“A saúde é uma preocupação constante da nossa gestão”, assinala Kuroda. (CINDY SANTOS)