CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Arapongas estuda mudar museu histórico para outro espaço

Fernanda Neme

| Edição de 25 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Instalado há três anos no antigo Paço Municipal, o Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA) pode mudar de endereço. A prefeitura tem planos de transferir uma secretaria para o espaço e a mudança causou desconforto entre alguns artistas e profissionais que frequentam e expõem no local. 

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Arapongas estuda mudar museu histórico para outro espaço


O assunto foi discutido nesta semana por uma comissão formada por seis representantes dos artistas e de entidades do município e o prefeito Sérgio Onofre (PSC). 
O artista plástico José Reinaldo Mendes acredita que o atual endereço do museu é um incentivo à cultura. “O Mahra fica na avenida principal da cidade e está ao lado de um ponto turístico e referencial como a igreja matriz de Arapongas. O araponguense que vai à igreja ou passa pela avenida central, por exemplo, pode dar uma pausa e conhecer a história da cidade”, justifica. 
Na opinião da fotógrafa Luciene Honesko, que integrou a comissão,  a ideia da comissão é que ele continue em lugar acessível para os araponguenses e visitantes. “Tirar daquele local central vai diminuir muito acessibilidade do público. Para que isso não aconteça nada melhor que continuar no local onde está. O prédio atual é bem localizado e em um prédio histórico. Caso tenha que mudar, achamos que o melhor é que seja no local em que tem a lanchonete da antiga estação ferroviária”, ressalta. 
A transferência do museu, de acordo com o prefeito Sergio Onofre é motivada por questões de economia. A ideia é que o local abrigue a Secretaria de Educação, que hoje ocupa um prédio alugado. O prefeito disse que a princípio a ideia é levar o museu para a biblioteca pública ou ainda até prédio da antiga estação ferroviária, mas ainda existe a opção de construir um museu anexo ao prédio da biblioteca. “Ainda não há uma data prevista para a troca de endereço e a mudança será para melhor. Estamos procurando um lugar adequado”, explica. 
O prefeito, entretanto, elogia o posicionamento da comissão em manifestar opiniões e debater sobre o assunto. “Acho interessante que as pessoas defendam o que acreditam. Muito boa a iniciativa desse grupo”, reforça.

MUSEU 
O museu histórico ocupa o prédio do Fórum da cidade que também já abrigou a Prefeitura e o Espaço Cidadão. Após uma revitalização do espaço, o museu abriu as portas neste endereço em agosto de 2015. O Mahra foi criado em 1992 e funcionou a maior parte do tempo na antiga Estação Rodoviária, na Rua Rouxinol. A partir da transferência do acervo para o atual endereço, o Mahra também passou a ofertar espaço para exposições e outros eventos.
Participam da comissão que pede pela permanência do museu, representantes do Foto Clube de Arapongas, da Câmara da Mulher Empreendedora e artistas locais.