CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Arapongas inicia aulas do cursinho pré-vestibular gratuito

Renan Vallim

| Edição de 26 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi iniciado nesta semana o cursinho preparatório para o vestibular em Arapongas. Ofertadas pela prefeitura, as aulas são gratuitas e atendem a 100 alunos que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública de ensino. A grande procura fez com que a Secretaria Municipal de Educação precisasse criar uma lista de cadastro reserva, que contém atualmente 60 nomes.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeitura de Arapongas inicia aulas do cursinho pré-vestibular gratuito

C

A abertura dos trabalhos aconteceu na noite de segunda-feira (23), com uma reunião para professores, alunos e pais. O coordenador e também professor de Matemática do cursinho, Rodrigo Surek, afirma que a a procura surpreendeu. “Este é o segundo ano de funcionamento do cursinho e acredito que, por termos obtido ótimos resultados no ano passado, tivemos tantos interessados. Com isso, fizemos a lista reserva e iremos chamar estes jovens à medida em que houver desistências”.
Segundo ele, no ano passado foram também 100 alunos matriculados. “Ao todo, 15 estudantes conseguiram vagas em universidades públicas e outros tantos em cursos particulares, alguns inclusive conquistando o primeiro lugar nestes vestibulares e, por consequência, ganhando bolsas de estudos”, destacou o coordenador.
As aulas acontecem das 19h15 às 22 horas, no anfiteatro da Escola Professora Antonica Girold Franciosi, no Jardim Panorama, região oeste da cidade. Neste ano, mais disciplinas foram inseridas na grade curricular e as aulas aos sábados foram abolidas. São ao todo 14 matérias, que serão estudadas até o dia 30 de novembro.
Emily Bruz, que estuda no Colégio Estadual Unidade Polo, pretende cursar Pedagogia. Ela está frequentando as aulas no cursinho para se preparar para o vestibular. “Muitos não têm condições de pagar um cursinho particular, então esta iniciativa da prefeitura é uma ótima oportunidade. Antes de fazer a inscrição, conversei com várias pessoas que foram alunas no ano passado e todas elas elogiaram bastante”, diz.
Já Maria Eduarda Oliveira, que estuda no Colégio Estadual Walfredo Silveira Corrêa, quer prestar vestibular para Medicina. “O cursinho ajuda bastante para que os alunos possam se preparar melhor para o vestibular. Auxilia a fixar melhor os conteúdos. Sem ele, ficaria mais complicado conseguir a aprovação”, aponta.
O cursinho não foca apenas nos estudos dos jovens. Os pais também podem fazer parte da aprovação de seus filhos. A coordenação do cursinho também coloca em ação a Escola de Pais, criada com o propósito de incentivar os pais dos vestibulandos a auxiliá-los no seu objetivo de entrar na faculdade. A proposta é realizar, ao longo do ano, palestras e encontros para orientar os pais dos alunos.