CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura de Ivaiporã fica em 1º lugar no ranking de transparência do TCE

DA REDAÇÃO

| Edição de 03 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Ivaiporã inicia 2022 como a 1ª colocada entre os 399 municípios do Paraná no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), que divulgou os resultados ontem. O município obteve a nota 99,62% liderando o ranking estadual. 

Foram analisados a Transparência Ativa, Poder Executivo, Transparência Passiva, Boas Práticas e Informações Prioritárias. Entre os 159 itens analisados, apenas 1 (Registro das Competências) não foi respondido conforme entendimento do TCE. 
Em 2020, o Portal da Transparência da gestão 2017/2020 obteve a nota 70,28% ocupando a 183ª colocação no ranking do ITP. E, em 2019, a administração 2017/2020 ocupou um dos piores lugares na Transparência Pública: 271º com nota 60,75%.
O prefeito Luiz Carlos Gil (PSD), que está de licença este mês, encontra-se em Curitiba, onde recebeu a notícia com muito entusiasmo. “Ocupar o 1º lugar entre 399 prefeituras referente à Transparência da Administração Pública é motivo de muito orgulho para Ivaiporã, porque as informações técnicas são complexas e precisamos torná-las acessíveis atendendo ao interesse público”, reconheceu o Carlos Gil. 
Contrário à falta de transparência da administração anterior, o prefeito Carlos Gil diz que solicitou mudanças no site e atualização urgente nos dados do Portal da Transparência em janeiro de 2021, quando assumiu o 2º mandato. “A Transparência da Administração Pública foi um compromisso assumido por mim e pelo Marcelo Reis, quando estávamos em campanha eleitoral. E, mais uma vez, cumprimos a palavra dada à população, porque administração pública sem transparência significa retrocesso e o que queremos para Ivaiporã é o progresso”, afirmou o prefeito Carlos Gil. 
O prefeito em exercício Marcelo Reis (PTB) e a controladora interna do município, Vânia Almeida, que é responsável pelo Portal da Transparência, parabenizaram os servidores pelo empenho no preenchimento diário dos sistemas que são avaliados pelo TCE. 
“Trata-se de uma grande conquista para Ivaiporã, porque o nosso comprometimento e transparência pública são avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado. Afinal, estabelecemos um compromisso de trabalhar em benefício da população e do município e a nota 99,62% comprova a nossa seriedade com o dinheiro público”, afirmou Marcelo Reis.