Depois de muita espera por parte dos usuários, finalmente foi recuperada a estrada rural que liga Rio Bom ao Distrito de Santo Antônio do Palmital. Há cerca de 16 anos a comunidade vinha reivindicando melhorias, inclusive com a realização de diversas manifestações de protesto durante este período, organizadas pelo vereador Genézio Norbiato (PSD) e demais moradores da localidade.
A estrada de Santo Antônio do Palmital é uma via estadual, ou seja, de responsabilidade do governo do Estado através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). São 17 quilômetros de terra ligando a cidade ao distrito.
O atual prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) diz que, assim que assumiu o mandato, colocou como uma de suas prioridades a recuperação desta estrada que dá acesso ao Distrito de Santo Antônio do Palmital e por onde circula os ônibus do transporte escolar. Para tanto, manteve contatos com a direção do DER, que atendeu ao seu pedido. O DER forneceu o fresado, que é um resto de material usado em pavimentação asfáltica, o qual foi esparramado e assentado na pista com rolo compactador. Isto foi feito através de uma parceria entre o DER e a Prefeitura, que contribuiu com máquinas e caminhões.
A estrada, que antes estava toda esburacada em toda sua extensão, agora está em boas condições de tráfego. “O que faltava era vontade política dos prefeitos anteriores”, comemora Genézio Norbiato.
A Prefeitura também está recuperando o trecho de cinco quilômetros da estrada que liga Rio Bom a Apucarana, até a altura da ponte. O serviço inclui terraplenagem, cascalhamento e alargamento da pista com a quebra de barrancos em pontos estratégicos. (EDISON COSTA)