CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura inicia instalação de postes de LED na BR-369

Da Redação

| Edição de 27 de julho de 2022 | Atualizado em 27 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura inicia instalação de postes de LED na BR-369

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana deu início à implantação de um moderno sistema de iluminação em LED na BR-369, saída para Londrina. O investimento atende a trecho de mais de três quilômetros entre o viaduto do Contorno Norte e a divisa com o município vizinho. O projeto contempla a colocação de 123 postes de 12 metros de altura junto ao canteiro central, totalizando a instalação de 468 luminárias de alto rendimento na tecnologia LED com potência de 200 watts. 

Os trabalhos, que tiveram início nesta semana e serão executados em três etapas por uma empreiteira terceirizada. “Neste acesso rodoviário estamos executando um projeto à altura do que a cidade merece, mostrando para todo o Paraná um pouco da Apucarana que nós acreditamos e que estamos construindo nos últimos nove anos. Além do intenso fluxo rodoviário, o trecho recebe diariamente tráfego de trabalhadores de parques industriais e moradores de inúmeros bairros da zona norte, bem como estudantes universitários da Facnopar. Com a nova iluminação, este trecho de mais de três quilômetros que é uma das principais entradas da cidade, irá oferecer maior conforto e segurança a todos os usuários”, destaca o prefeito Júnior da Femac. 

Além de indústrias e bairros consolidados, a região atendida pelo novo sistema de iluminação pública vive uma expansão com novos empreendimentos imobiliários. “Também é bastante acessada por ciclistas, o que justificou outro recente investimento feito pela prefeitura, que foi a ciclovia em uma extensão de quase três quilômetros”, lembra o prefeito.

O superintendente de iluminação pública do Idepplan, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, explica que o investimento também engloba substituição de luminárias nas avenidas marginais, bem como instalação de um sistema exclusivo de iluminação nos 2,7 quilômetros de extensão da ciclovia. “Neste pacote já executado e que também contemplou a Rua José Ferragine, via que dá acesso ao Residencial Solo Sagrado, foram instaladas 297 luminárias com tecnologia LED de 200 watts, incluindo braços novos, cabos, conectores e acessórios”, detalha Luz.