CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura instala semáforos na entrada do Fariz Gebrim

Da Redação

| Edição de 01 de setembro de 2022 | Atualizado em 01 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura instala semáforos na entrada do Fariz Gebrim

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana ativou ontem um conjunto de semáforos em trecho da Avenida Minas Gerais, defronte à Paranatex Indústria Têxtil, no cruzamento com a Avenida Serra do Mar. Os equipamentos instalados pelo Departamento de Trânsito do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) se antecipam ao aumento do fluxo de veículos e pedestres no local, decorrente do Residencial Fariz Gebrim, que terá as 520 casas entregues na próxima terça-feira. 

Para adaptação dos usuários, o sistema – que conta com três tempos – permanecerá ligado no modo intermitente (piscante) até o final de semana. “Trata-se de uma das principais entradas da cidade, que já tem um tráfego intenso e sofrerá um aumento substancial a partir de terça-feira com a liberação das moradias. Com a presença dos semáforos, as conversões poderão ser feitas com maior segurança”, pontua o prefeito Júnior da Femac.

O diretor-presidente do Idepplan, Carlos Mendes, frisa que o trecho de rodovia sinalizado é o início do perímetro urbano de Apucarana, no chamado acesso leste. “Já há para este trajeto uma solução definitiva em andamento, que é a obra de duplicação entre o viaduto do Contorno Sul e o Estádio Municipal Olímpio Barreto. Contudo, a entrega do novo residencial acontece já na semana que vem e, até que a duplicação seja concluída, os semáforos são os melhores instrumentos para garantir acesso com maior segurança aos condutores e pedestres”, pontuou Mendes. 

A partir da duplicação, os semáforos não serão necessários. “O projeto em execução contempla a construção uma rotatória diferenciada, tecnicamente chamada de circuito oval, que vai possibilitar conversões seguras tanto para a região do “Fariz Gebrim”, quanto para o Núcleo Adriano Correia”, informou Mendes.

Além dos semáforos com temporizações ajustadas para garantir fluidez ao trânsito na rodovia e acesso seguro ao novo residencial, o trabalho contemplou pintura de sinalizações horizontal e instalação de tachões refletivos.