CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura repassa 500 t de calcário a produtores

Da Redação

| Edição de 15 de agosto de 2022 | Atualizado em 15 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura repassa 500 t de calcário a produtores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A prefeitura de Apucarana iniciou o repasse de 500 toneladas de calcário aos produtores cadastrados no Programa Municipal Terra Forte. O insumo, utilizado para fazer a correção do solo, está disponível para retirada no IBC da Vila Nova.

Ontem, o prefeito Junior da Femac esteve acompanhando a entrega e destaca que a medida é um apoio para a agricultura familiar. “É uma ajuda que o Município disponibiliza dentro do Terra Forte, programa que contribui para que Apucarana tenha a melhor merenda escolar do Brasil. Isso porque os agricultores familiares do Terra Forte fornecem ao Município diversos produtos, como frutas e verduras, que enriquecem o cardápio da merenda escolar”, frisa.

Mauro Andrade Machado, que possui uma propriedade de 5 alqueires na região da Serrinha, no Contorno Norte, retirou 10 toneladas de calcário. “Temos 30 mil pés de café na propriedade e todos os anos fazemos a correção do solo. Nas curvas de nível, plantamos abacate e fornecemos essa fruta ao Município como contrapartida pelo calcário recebido”, explica Machado.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, neste ano houve uma alteração da logística de transporte do material. “A entrega deste insumo até a propriedade rural sempre aconteceu no modo a granel, mas neste ano o calcário está sendo transportado em sacos de uma tonelada (bags), o que facilita o manuseio e evita perdas”, pontua Canuto.

Cada produtor poderá retirar entre uma e dez toneladas de calcário. “O produtor que reservou o calcário deve procurar a Secretaria de Agricultura para pegar a ordem de carregamento. Temos uma retroescavadeira que coloca os bags nos caminhões, sendo que o frete até a propriedade fica por conta dos agricultores”, esclarece Canuto.

Das 500 toneladas de calcário adquiridas, 400 são do calcário calcítico e 100 da qualidade dolomítico.