CIDADES

min de leitura - #

Prefeitura vai retomar obra da escola do Jd. Interlagos

Da Redação

| Edição de 09 de maio de 2022 | Atualizado em 09 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeitura vai retomar obra
da escola do Jd. Interlagos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana anunciou, na tarde de ontem, que o município irá retomar a construção da Escola Municipal José Domingos Scarpelini, situada no Jardim Interlagos. A empreiteira Pottencial Construções Civis ganhou o novo processo licitatório e irá assumir a obra. O valor do contrato soma R$ 3.374.457,79.

A construção da unidade de ensino teve início em janeiro de 2019, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Porém, a empreiteira vencedora da primeira licitação acabou pedindo a rescisão do contrato, devido a atrasos nos repasses das verbas, por parte do órgão federal. “Para evitar que o problema se repita, nós formalizamos um acordo com o FNDE para que o município conclua a obra com recursos próprios e seja ressarcido posteriormente. Sabemos da demanda de alunos do bairro e queremos resolver isso o mais breve possível,” disse o prefeito Júnior da Femac.

A secretária de educação, Marli Fernandes, frisou que 53,2% dos serviços previstos no projeto de engenharia já estão prontos. “A primeira empreiteira fez a terraplanagem do terreno, a fundação da obra, a edificação das paredes, a concretagem das lajes e a estrutura metálica da quadra esportiva. Nós estamos muito felizes em retomar a construção dessa escola, que poderá atender até 420 crianças da região, em turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental,” afirmou.

De acordo com a arquiteta da Autarquia Municipal de Educação, Andressa Aires de Proença, os principais serviços ainda necessários para a conclusão da obra englobam Empreendedorismo com cara nova no campoDepois de dois anos com atividades restritas por conta da pandemia do novo coronavírus, o Programa Empreendedor Rural (PER), do Sistema FAEP/SENAR-PR, retorna em 2022 com força total! Em 2020 e 2021, algumas atividades foram desenvolvidas, porém não foi possível realizar o Encontro Estadual de Líderes e Empreendedores Rurais, evento que funciona como uma coroação do PER, premiando os autores dos melhores projetos em uma grande festa da agropecuária paranaense.O PER chega nesse ano reformulado, com diversas novidades para que os participantes tenham suporte para colocar suas ideias empreendedoras em prática. Para quem não sabe, esse programa ajuda os produtores a estruturarem um projeto de negócio, levando em consideração todas as variáveis importantes para o sucesso do seu empreendimento rural.A novidade agora é que a família passa a ser envolvida neste processo, trabalhando com o conceito de “empresa-família”, em suas três dimensões: família, negócio e patrimônio. Essa nova proposta veio da percepção que nos anos anteriores muitos projetos não saíam do papel por conta de questões familiares.Pesquisas de mercado, análise de viabilidade econômica, de custos, perspectivas de ganhos, possíveis entraves. Tudo isso e muito mais passa a fazer parte do planejamento do produtor, que deve entregar ao final do curso um projeto de negócio. Mais do que uma capacitação para o empreendedor do campo, o PER é a fórmula certa para tirar os sonhos do papel!sistemafaep.org.br

“o sistema de cobertura, as esquadrias, os pisos e revestimentos, a pintura do prédio, o plantio de grama na área externa, as ligações elétricas e hidráulicas, o piso e pintura da quadra esportiva, o sistema de proteção contra descargas elétricas e as grades de fechamento dos muros”.

A Escola Municipal José Domingos Scarpelini está sendo edificada em terreno de 11.500 metros quadrados, situado no prolongamento da Rua André Korilo, no Jardim Interlagos. O prédio terá doze salas de aula, auditório, biblioteca, sanitários específicos para alunos e funcionários, sala de direção, sala de coordenação, secretaria, sala de professores, cozinha, depósito de alimentos, depósito para materiais de limpeza, lavanderia, refeitório fechado e quadra de esportes coberta com vestiários.