Oaumento do número de casos de dengue e o período climático propício à proliferação do mosquito Aedes Aegypti está colocando as prefeituras em alerta. Em Apucarana, o prefeito Júnior da Femac comandou anteontem uma reunião de emergência para debater estratégias de combate à dengue no município. Segundo dados da Autarquia Municipal da Saúde (AMS), o número oficial de casos neste mês já é três vezes maior do que no mesmo período do ano passado.
“Na primeira quinzena de novembro de 2022 Apucarana registrava seis casos e, neste ano, o número de casos positivos foi de 18 no mesmo período O crescimento mostra-se exponencial e a projeção, pelo registro diário de novas suspeitas no sistema de saúde, é de este mês de novembro feche com índice 10 vezes superior ao registrado no ano passado, ou seja, pelo menos 60 casos positivos da doença devem ser oficializados”, informa o prefeito Júnior da Femac.
Estamos apenas no início de um período crítico para a dengue, que é o verão, onde temos muita chuva e calor, e não podemos permitir o avanço da proliferação do mosquito, que levaria o município a uma epidemia”, complementa.
Além de alerta à população, foram definidas como estratégias imediatas de combate à dengue a intensificação de ações com as equipes de agentes comunitários de endemias, atividades de treinamento com profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, reforço do estoque de medicamentos e insumos necessários ao tratamento da doença, ações de educação junto a rede municipal e estadual de ensino, entre outras atividades.
“O crescimento do número de casos preocupa, pois revela que o vírus e o mosquito estão circulando por toda a cidade. Orientamos as pessoas a, qualquer sintoma da doença, procurar imediatamente atendimento médico”, diz Marcelo Viana, superintendente de Vigilância em Saúde.
IVAIPORÃ
Em Ivaiporã, as equipes de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde também intensificaram as ações de conscientização e prevenção contra a dengue e escorpiões. A iniciativa foca especialmente nas escolas municipais e centros municipais de educação infantil, reconhecendo as crianças como agentes multiplicadores fundamentais para difundir informações vitais.
“Ao adotar medidas simples em nossas casas, contribuímos para a construção de uma cidade mais resiliente contra as ameaças à saúde pública”, afirmou a coordenadora de endemias da Vigilância Epidemiológica, Ana Soares.
Ivaiporã tem 12 casos confirmados de dengue, segundo relatório divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde.
Sesa lança nova campanha hoje
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou ontem o novo boletim semanal da dengue com 418 novos casos da doença e nenhum óbito no Paraná. Com isso, são 3.091 confirmações desde o início do atual período epidemiológico, em 30 de julho.
Dos 399 municípios, 203 tiveram casos confirmados e 344 registraram notificações.
A Sesa realiza hoje o Dia D de Combate à Dengue, quando será lançada a nova campanha publicitária estadual: “Paraná Contra a Dengue”. O lançamento será em Londrina, no Norte do Estado.