CIDADES

min de leitura - #

Prefeituras da região se mobilizam para garantir ações de acolhimento

Da Redação

| Edição de 16 de maio de 2022 | Atualizado em 16 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeituras da região se mobilizam
para garantir ações de acolhimento

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com previsão de frio intenso ao longo de toda esta semana com temperaturas perto de zero grau na madrugada, as prefeituras da região estão antecipando os serviços de acolhimento à população de rua.

Em Apucarana, onde a temperatura mínima prevista para hoje é de 3º C, a Prefeitura reativou junto às dependências do Centro da Juventude Alex Mazaron, uma estrutura voltada ao acolhimento da população em situação de rua.Além de atendimento com alimentação – café da manhã, almoço e janta - , o serviço municipal disponibilizará espaço para higienização pessoal e de roupas, bem como acomodação para pernoite. “A previsão do Simepar prevê temperaturas bastante baixas ao longo desta semana, sobretudo durante a madrugada e, a exemplo do que já realizamos no ano passado, vamos propiciar novamente acolhimento social e humano às pessoas que estão em situação de rua em Apucarana visando, entre outros objetivos, proteção contra o frio”, anuncia o prefeito Júnior da Femac. De acordo com ele, a administração municipal vai atuar para que “nenhuma pessoa fique sem um lugar seguro e quente para dormir nas noites de frio que irão começar a ser mais frequentes daqui até o final do inverno”, disse o prefeito.

A busca ativa teria início na noite de ontem por toda a cidade, por profissionais da rede municipal de assistência. “Já contamos com o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), que diariamente é buscado de forma espontânea por esse público, mas com essa previsão de queda abrupta da temperatura, vamos intensificar as abordagens sociais visando encaminhar todos que necessitarem para este abrigo no Centro da Juventude”, pontua social Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.

Em Ivaiporã, onde há possibilidade de geada e mínima prevista de 2º C hoje, a Secretaria Municipal de Assistência Social estará de plantão durante toda semana para acolher as pessoas em situação de rua. Também está sendo divulgado o telefone emergencial 98426-1196. O abrigo emergencial para acolhimentos dessas pessoas será na Casa de Passagem.

Segundo a secretária de Assistência Social, Flávia Kuss, a partir de hoje também será realizada a doação de agasalhos a famílias em situação de vulnerabilidade. A entrega será realizada no CRAS. Nos projetos sociais, cada família crianças receberá pães para levarem para casa.

Em Arapongas, a Secretaria de Assistência Social afirmou que vai intensificar a distribuição de cobertores para população em risco.

Frio é causado por massa de ar polar

O frio dos próximos dias é resultado da chegada de uma massa de ar polar no estado. De acordo a com previsão, o vento intenso dará a sensação de temperaturas ainda mais baixas do que aquelas registradas nos termômetros. O Simepar – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná alerta para a ocorrência de geada. Nos próximos dias, no Paraná, os termômetros chegam a 3ºC em muitos pontos do Estado, com sensação térmica ainda mais baixa.

A secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), por meio da Coordenação da Política da População em Situação de Rua está orientando os municípios a prestar assistência às populações de rua. Para Dulce Darolt, coordenadora Política da População em Situação de Rua, é fundamental manter o índice zero de mortes que o Paraná obteve no inverno de 2021. “Isso será possível se todos os setores envolvidos nas ações de acolhimento se empenharem da mesma maneira que fizeram no ano passado”, comenta.